Análise do Projeto Professor Diretor de turma

um estudo a partir da abordagem do ciclo de políticas.

Autores

  • André dos Santos Bandeira Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.33450

Palavras-chave:

Atuação da política, Política educativa, Professor diretor de turma

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado, e visou analisar os principais fatores que comprometem a atuação do Projeto Professor Diretor de Turma – PPDT, bem como identificar ações estratégicas que possam contribuir para o aprimoramento dessa política no contexto da <omitido para revisão cega> à luz da abordagem do ciclo de políticas focando no contexto dos efeitos/resultados ao contexto da estratégia política. Para tanto, foram utilizadas a pesquisa documental e bibliográfica, além da aplicação de questionários e de entrevistas. Os dados revelaram que os fatores que comprometem a implementação dessa política se referem à reduzida carga horária do projeto, a falta de formação e participação mínima da família na escola. Em uma perspectiva macro, constata-se a falta de uma legislação para regulamentação dessa política estadual. Para amenizar esses fatores, verifica-se um conjunto de ações estratégicas que poderão propiciar melhorias na atuação da política educativa do PPDT.  

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Biografia do Autor

André dos Santos Bandeira, Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Graduado(a) em Matemática pela UECE. Mestre(a) em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UFJF. Doutorando(a) em Educação pela UFPB. Professor de matemática da rede estadual de educação do Ceará. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares – GEPPC/UFPB e da Revista Espaço do Currículo – REC/ UFPB.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4269973608050298 

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Bandeira, A. dos S. (2023). Análise do Projeto Professor Diretor de turma: um estudo a partir da abordagem do ciclo de políticas . Pesquisa E Debate Em Educação, 13, 1–15, 33450. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.33450

Edição

Seção

Pesquisa aplicada