Exercer a incerteza em vez de a sofrer
reflexões sobre o conhecimento e a educação em tempos de crise e a interdisciplinaridade como caminho
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.33363Palavras-chave:
Pensamento complexo, Edgar Morin, Interdisciplinaridade, Educação, Ivani FazendaResumo
Propomos, neste trabalho, uma reflexão acerca do desenrolar histórico da noção ocidental de conhecimento, que culmina na constituição do pensamento moderno, calcado no pensamento cartesiano e na metodologia científica; bem como sobre o momento crítico por qual esse modelo passa, em que suas limitações irredutíveis se revelam de modo mais contundentes e sua saturação, inexorável. Uma vez que essa concepção de conhecimento estrutura a instituição escolar, procuramos avaliar as possibilidades de uma educação que não seja estritamente calcada nos princípios do paradigma moderno. Essa reflexão inspira-se em alguns elementos do pensamento complexo de Edgar Morin e nas ideias da interdisciplinaridade, notadamente conforme a concebe Ivani Fazenda.
Downloads
Referências
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A aquisição de uma formação interdisciplinar de professores. In: Didática e interdisciplinaridade. 17. ed. Campinas: Papirus, 2012.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2007.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (Org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002.
LENOIR, Yves. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: Didática e interdisciplinaridade. 17. ed. Campinas: Papirus. 2012.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 6. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2002.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. Brasília: Unesco, 2011.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EdgarMorin.pdf.> Acesso em 06/12/2023.
NECTOUX, A. L.; PEREIRA, G. D. ; CASSIANO, M. F. ; SILVA, T. L.. Interdisciplinaridade na sala de aula em relatos de professores. Rio de Janeiro: Editora Imperial, 2020.
Nietzsche, Friedrich Wilhelm. The Gay Science. Cambridge: Cambridge University Press. 2001.
SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
WHITEHEAD, Alfred North. Process and Reality: an essay in cosmology. N.Y.: The free press, 1978, p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Andrea Lugo Nectoux; Flávia Vieira da Silva do Amparo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.