Exercer a incerteza em vez de a sofrer

reflexões sobre o conhecimento e a educação em tempos de crise e a interdisciplinaridade como caminho

Autores

  • Andrea Lugo Nectoux Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3181-6734
  • Flávia Vieira da Silva do Amparo Universidade Federal Fluminense, Colégio Pedro II, Programa de Estudos de Literatura; Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.33363

Palavras-chave:

Pensamento complexo, Edgar Morin, Interdisciplinaridade, Educação, Ivani Fazenda

Resumo

Propomos, neste trabalho, uma reflexão acerca do desenrolar histórico da noção ocidental de conhecimento, que culmina na constituição do pensamento moderno, calcado no pensamento cartesiano e na metodologia científica; bem como sobre o momento crítico por qual esse modelo passa, em que suas limitações irredutíveis se revelam de modo mais contundentes e sua saturação, inexorável. Uma vez que essa concepção de conhecimento estrutura a instituição escolar, procuramos avaliar as possibilidades de uma educação que não seja estritamente calcada nos princípios do paradigma moderno. Essa reflexão inspira-se em alguns elementos do pensamento complexo de Edgar Morin e nas ideias da interdisciplinaridade, notadamente conforme a concebe Ivani Fazenda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Lugo Nectoux, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Graduada em Filosofia (UFRGS). Especialista em Ensino de Filosofia na Educação Básica. (CPII). Mestra em Educação Básica (PROPGPEC/CPII). Professora de Filosofia da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9385863032648050

Flávia Vieira da Silva do Amparo, Universidade Federal Fluminense, Colégio Pedro II, Programa de Estudos de Literatura; Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Graduada em Letras, Portugês-Literatura (UERJ). Mestrado e Doutorado em Letras Vernáculas – Literatura Brasileira (UFRJ). Professora Associada de Literatura Brasileira da UFF e Professora Titular de Português e Literatura do Colégio Pedro II.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4205326059920771

Referências

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A aquisição de uma formação interdisciplinar de professores. In: Didática e interdisciplinaridade. 17. ed. Campinas: Papirus, 2012.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (Org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LENOIR, Yves. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: Didática e interdisciplinaridade. 17. ed. Campinas: Papirus. 2012.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 6. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2002.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. Brasília: Unesco, 2011.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EdgarMorin.pdf.> Acesso em 06/12/2023.

NECTOUX, A. L.; PEREIRA, G. D. ; CASSIANO, M. F. ; SILVA, T. L.. Interdisciplinaridade na sala de aula em relatos de professores. Rio de Janeiro: Editora Imperial, 2020.

Nietzsche, Friedrich Wilhelm. The Gay Science. Cambridge: Cambridge University Press. 2001.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

WHITEHEAD, Alfred North. Process and Reality: an essay in cosmology. N.Y.: The free press, 1978, p.

Downloads

Publicado

2023-09-02

Como Citar

Nectoux, A. L., & Amparo, F. V. da S. do. (2023). Exercer a incerteza em vez de a sofrer: reflexões sobre o conhecimento e a educação em tempos de crise e a interdisciplinaridade como caminho. Pesquisa E Debate Em Educação, 13, 1–13, e33363. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.33363

Edição

Seção

Pesquisa aplicada