Um estudo de caso dos alunos com altas habilidades/superdotação na perspectiva da inclusão social e da interdisciplinaridade no contexto da educação básica em Mato Verde – MG

Autores

  • Verônica Cruz Silveira Barbosa Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Inclusão Social, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1286-0879
  • Ana Cláudia Soares da Silva Universidade Estadual de Montes Claros, Programa de Pós-graduação em Geografia, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2139-1392
  • Jaete Pinto da Silva Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Educação Profissional Integrada à Educação na Modalidade de EJA, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7001-2627

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.33012

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Educação inclusiva, Superdotação

Resumo

Os alunos com déficits de aprendizagens e superdotação devem estar inseridos em salas regulares e com professores de apoio, mediante as normas do Ministério da Educação e Cultura (MEC).  Para tanto, o objetivo do presente estudo é conhecer a realidade dos alunos no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Altas Habilidades/ Superdotagem (AH/SD) na Escola Estadual Professor José Américo Barbosa localizada em Mato Verde-MG. O AEE na escola supracitada é caracterizado pela necessidade de conhecer e entender as relações de ensino e aprendizagem estabelecidas neste atendimento devido à grande demanda. Nesse contexto, a interdisciplinaridade configura-se pela realidade de articulação entre os educadores do ensino regular e o professor de apoio juntamente com os educandos.  Portanto, aproximar as áreas do saber e promover uma nova forma de pensar e articular a interdisciplinaridade, portanto, este estudo contribui para a produção de conhecimento científico, social e educacional.

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Biografia do Autor

Verônica Cruz Silveira Barbosa, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Inclusão Social, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Serviço Social (UNIMONTES) e Pedagogia (UNOPAR). Especialista em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Inclusão Social - AEE (IFMNG), Especialista em Pedagogia Empresarial, Hospitalar e Carcerária (FAVENORTE), Especialista em Gestão Pública (IFNMG), Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação na Modalidade de EJA – PROEJA (IFNMG), Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IFNMG).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8554825423115771

Ana Cláudia Soares da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros, Programa de Pós-graduação em Geografia, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Geografia (UNIMONTES). Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2449546370494661

Jaete Pinto da Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Educação Profissional Integrada à Educação na Modalidade de EJA, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Pedagogia (UNOPAR). Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação na Modalidade de EJA – PROEJA (em andamento - IFNMG).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8322006581108758

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Publicado

2022-02-14 — Atualizado em 2022-02-14

Versões

Como Citar

Barbosa, V. C. S., Silva, . A. C. S. da, & Silva, J. P. da. (2022). Um estudo de caso dos alunos com altas habilidades/superdotação na perspectiva da inclusão social e da interdisciplinaridade no contexto da educação básica em Mato Verde – MG. Pesquisa E Debate Em Educação, 12(1), 1–14, e33012. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.33012

Edição

Seção

Pesquisa aplicada