Valorização da formação do gestor educacional sob a ótica da avaliação de disciplinas

caminhos para o êxito da educação

Autores

  • Débora Lúcia Lima Leite Mendes Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Formação de professores, Gestão Educacional, Avaliação de disciplinas

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar dados coletados a partir da avaliação de programas de disciplinas que abrangem conhecimentos em torno da estrutura e funcionamento da educação no Brasil. Objetivou-se analisar a percepção de 167 (cento e sessenta e sete) estudantes matriculados em 12 (doze) diferentes cursos de licenciatura na Universidade Federal do Ceará, enfocando a importância das disciplinas da área em estudo para a formação profissional de futuros gestores escolares. A fundamentação teórica apresentada perpassa temáticas como história, avaliação e gestão educacional. Adotou-se a perspectiva de investigação quali-quantitativa, documental e avaliativa, elegendo-se como ferramenta o estudo de caso. Os procedimentos foram sistemáticos e a coleta de dados realizada através de questionários aplicados no início e final do semestre do ano 2010. Apresentaram-se conceitos e aspectos legais que conferem legitimidade e fidedignidade aos dados e mostram que o Ensino Superior não está isento dos problemas de ensino-aprendizagem e que tanto na teoria quanto na prática, a estrutura, organização e funcionamento das escolas, bem como a sua gestão, constituem-se ainda grandes desafios. Diante disso, identificar os obstáculos a serem superados de forma a contribuir para o êxito da educação básica constituiu-se como o ponto de partida deste estudo que apontou sugestões para o aprimoramento da formação daqueles que possivelmente ocuparão funções relacionadas à direção de instituições educativas com vistas a elevar a qualidade da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOGDAN, C.; BLINKEN, R.E. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora: Coleção Ciências da Educação, 1994.
BRASIL. LDB nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. COLL, C. Psicologia e Currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. Ed. Ática: São Paulo, 1997.
DEMO,P. Pesquisa e Construção do Conhecimento: Metodologia científica no caminho de Habermas. 2a ed. Tempo Brasileiro: Rio de Janeiro, 1999.
FREITAS, L. C. Ciclos, seriação e avaliação: confronto de lógicas. Coleção cotidiano escolar. São Paulo: Moderna, 2003.
HABER, S. Banks, Financial Markets, and Industrial Development: Lessons from the Economic Histories of Brazil and Mexico, In GONZÁLEZ, J. A. CORBO, V., KRUEGER A. O., TORNELL, A. (eds.), Latin American Macroeconomic Reforms: The Second Stage (Chicago, IL: University of Chicago Press), p.257-292, 2003.
HENGEMÜHLE, A.; LEITE, D. L. L.M.; CAMPOS, C. M. de (orgs.) Da teoria à prática: a escola dos sonhos é possível. Fortaleza: Edições da Universidade Federal do Ceará - UFC/ CNEC, 2010.
KUNZ, I. Modalidades distintas na relação universidade/ empresa e suas características específicas no Brasil. In: 1º Concurso de monografia sobre a relação universidade empresa. Curitiba: IPARDES, 1999.
LIBÂNEO, J. C. et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. MENDONÇA, A.W.; P. C. LELLIS, I. A. O. Da estrutura do ensino à educação brasileira: reflexões sobre uma prática. Educação e sociedade. Campinas: v. 10, n. 29. 1988, p. 122-129.
MORETTO, V. P. Prova um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. Rio de Janeiro: DP, A, 2001.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed-Editora, 1999. SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
______Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, M. A.; SILVA, A. A. Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental: rupturas e continuidades na realidade escolar em Feira de Santana 1985-1996. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Ceará, 1999.
______.Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez/ Autores Associados, 1987.
______. Escola e Democracia. 39 ed. São Paulo, Cortez/Autores Associados, 2007.
SILVA, A. A. Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental: rupturas e continuidades na realidade escolar em Feira de Santana 1985-1996. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Ceará, 1999.
SILVA, A. A. Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental: rupturas e continuidades na realidade escolar em Feira de Santana 1985-1996. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Ceará, 1999.
VIEIRA, S. L. e ALBUQUERQUE; M. M. G. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Coleção Magister. Edições Demócrito Rocha, Ed. UECE. Fortaleza, 2008. ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010. ZABALA, A. A prática educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Como Citar

Mendes, D. L. L. L. . (2020). Valorização da formação do gestor educacional sob a ótica da avaliação de disciplinas: caminhos para o êxito da educação. Pesquisa E Debate Em Educação, 2(2), 122–139. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32347