A política nacional de educação a distância no Ensino Superior

elementos para um quadro de análises das relações com o ensino presencial

Autores

  • Nara Maria Pimentel Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Educação a distância (EaD), Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Portaria MEC 4059/2004

Resumo

O presente artigo se insere no campo de estudos de investigação da educação a distância, tendo como objetivo refletir sobre os processos de educação a distância na UnB a partir da Portaria 4.059/2004 do MEC que permite que a oferta de 20% da carga horária total de um curso possa ser ofertado a distância. Além disso, reflete sobre a modalidade a distância e seus impactos no presencial. A pesquisa, via estudo de caso, foi feita com professores da UnB que atuam na EaD e buscou identificar como os docentes que ofertam disciplinas a distância planejam o processo de ensino; se conhecem e levam em conta as legislações internas e externas para a oferta das disciplinas e cursos a distância; e sua percepção sobre a EaD na UnB.

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Como Citar

Pimentel, N. M. . (2020). A política nacional de educação a distância no Ensino Superior: elementos para um quadro de análises das relações com o ensino presencial. Pesquisa E Debate Em Educação, 3(1), 51–66. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32249

Edição

Seção

Pesquisa aplicada