Avaliação educacional

fatores contextuais de eficácia escolar em cenários de alta vulnerabilidade social

Autores

  • Edivaldo Cesar Camarotti Martins Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Adolfo-Ignacio Calderón Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.32025

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Educação básica, Eficácia escolar, Fatores contextuais, Alta vulnerabilidade social

Resumo

Este artigo objetiva analisar os fatores contextuais de eficácia escolar que contribuíram para que uma escola, localizada em região de alta vulnerabilidade social no município de Ferraz de Vasconcelos, Estado de São Paulo, superasse as metas projetadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica nos anos de 2007, 2009 e 2011. Realizamos pesquisa empírica, de natureza qualitativa, com 21 entrevistados (professores, diretor, alunos, pais e funcionários). Os dados foram sistematizados e discutidos quali-quantitativamente à luz da literatura acadêmico-científica. Os resultados apontam que o compromisso com a aprendizagem e as práticas pedagógicas foram os fatores contextuais de eficácia escolar mais relevantes para o alcance dos objetivos de aprendizagem e a superação das metas, resultado de um conjunto articulado de ações, recursos e práticas desenvolvidas pelos diversos atores escolares.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

Martins, E. C. C., & Calderón, A.-I. (2020). Avaliação educacional: fatores contextuais de eficácia escolar em cenários de alta vulnerabilidade social. Pesquisa E Debate Em Educação, 10(1), 1138–1159. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.32025