Como as relações raciais influenciam a prática pedagógica de professores num espaço escolar?

Autores

  • Antonia Regina dos Santos Abreu Universidade Federal de Piauí

Palavras-chave:

Relações raciais, Ensino, Aprendizagem

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem é influenciado por todas as relações escolares. Numa sociedade preconceituosa como a brasileira, a escola com seus profissionais têm a tarefa de intervir nas relações raciais; trata-se da construção de vínculos humanos que demandam respeito às diferenças. O objetivo deste texto é discutir as questões raciais imbricadas nas relações entre alunos e professores do Ensino Fundamental. Por meio de observações na escola, percebemos que as práticas discriminatórias esmagam o direito que todas as crianças têm de serem respeitadas e tratadas com equidade.

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Como Citar

Abreu, A. R. dos S. (2020). Como as relações raciais influenciam a prática pedagógica de professores num espaço escolar?. Pesquisa E Debate Em Educação, 4(1), 63–81. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31999

Edição

Seção

Pesquisa aplicada