A implementação da gestão estratégica na escola

um caso da escola municipal João Fabio de Araujo

Autores

  • Lucenir Costa Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Neuzaí Marreiros Barbosa Universidade Federal do Amazonas
  • Luciana Melo Félix da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Antônia Barreiros de Moura Universidade Federal do Amazonas
  • Francisco Bentes Cunha Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Planejamento Estratégico, Projeto político-pedagógico, Gestão escolar.

Resumo

Práticas modernas de gestão já utilizadas nas organizações privadas há algum tempo vêm sendo incorporadas à administração pública, que passou a ver o cidadão como um cliente. Isso se deu em razão da demanda crescente da população, que está sempre buscando por serviços de melhor qualidade. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a implantação da Gestão Estratégica na Escola Municipal João Fábio de Araújo, no município de Canutama--AM. Quanto aos objetivos específicos buscou-se: 1. Discutir a importância da Gestão Estratégica no contexto escolar; 2. Registrar os problemas e dificuldades encontrados na implantação da Gestão Estratégica na escola objeto da pesquisa, partindo-se da perspectiva de que toda mudança gera conflitos.

Concluiu-se que a implantação do Planejamento Estratégico necessita de um maior envolvimento dos gestores públicos com o acompanhamento da estratégia, além da participação efetiva de professores, funcionários, alunos e pais de alunos.

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Como Citar

Barbosa, L. C. ., Barbosa, N. M., Silva, L. M. F. da ., Moura, M. A. B. de ., & Cunha, F. B. . (2020). A implementação da gestão estratégica na escola: um caso da escola municipal João Fabio de Araujo. Pesquisa E Debate Em Educação, 5(1), 29–41. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31960