Gastos públicos estaduais com o ensino fundamental

uma análise de correlação e efetividade

Autores

  • Bruno Francisco Batista Dias Universidade Federal Fluminense
  • Joysi Moraes Universidade Federal Fluminense
  • André Ferreira Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Educação Pública, Ideb, Gastos Públicos em Educação

Resumo

Os objetivos deste estudo consistem em identificar a correlação entre gastos públicos estaduais por aluno e desempenho no indicador Ideb, e analisar a eficiência desse gasto, considerando os resultados alcançados em 2013. A metodologia a ser aplicada consiste na estatística descritiva, utilizando-se a regressão linear e o DEA-CSS. Os dados analisados são os gastos por aluno e o resultado da nota Ideb referente à 8º série/9º ano do Ensino Fundamental das redes estaduais. Os resultados mostram apenas uma moderada correlação entre as variáveis, justificada pelo fator eficiência do gasto público.

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Referências

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Como Citar

Dias, B. F. B. ., Moraes, J. ., & Ferreira, A. . (2020). Gastos públicos estaduais com o ensino fundamental: uma análise de correlação e efetividade. Pesquisa E Debate Em Educação, 5(1), 15–27. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31959