Análise da evasão no sistema educacional brasileiro
Palavras-chave:
Evasão escolar, Educação básica, Rendimento educacionalResumo
Este trabalho dedica-se à meta-análise do rendimento educacional no Brasil, em especial à evasão de crianças em idade escolar dos sistemas de ensino. A realização educacional não se limita ao acesso à escola ou o tempo geral de escolarização. Para efeitos deste trabalho, tanto as situações de abandono quanto as de evasão típica serão aqui chamadas simplesmente de evasão. Para tanto, foram rastreados os principais trabalhos publicados em revistas, teses e dissertações, apresentações em Congressos, capítulos e livros, através de diversos métodos de busca. A primeira fase de buscas resultou em uma primeira amostra de 5790 artigos. Somaram-se outros trabalhos relevantes dentre teses, dissertações, textos para discussão, trabalhos apresentados em eventos acadêmicos e outras obras. Diferentes perspectivas metodológicas tenderam a convergir para diagnósticos semelhantes do panorama educacional brasileiro, sua seletividade e baixo rendimento sistêmico.
Downloads
Referências
BAHIA, Joana. A “lei da vida”: confirmação, evasão escolar e reinvenção da identidade entre os pomeranos. Educ. Pesq. São Paulo, vol.27, n.1, 2001.
BARROS, Ricardo Paes de; MENDONÇA, Rosane. Consequências da repetência sobre o desempenho educacional. Série Estudos, Brasília: MEC (Projeto de Educação Básica para o Nordeste), nº 7, 1998.
BELTRÃO, Kaizô Iwakami; CAMARANO, Ana Amélia; KANSO, Solange. Ensino Fundamental: Diferenças Regionais. Brasília: IPEA, 2007 (Texto para Discussão, No. 1426).
BONNÉRY, S. Fracasso escolar. In: ZANTEN, A. V. (Org.). Dicionário de educação. Petrópolis: Vozes, 2011.
CASTRO, V. ; TAVARES JÚNIOR, F. Jovens em contextos sociais desfavoráveis e sucesso escolar no Ensino Médio. Educação e Realidade, v.41, n.1, pp. 239-258, 2016.
CERQUEIRA, C.A. Determinação de fatores ligados às taxas de distorção idade/ série, taxa de evasão escolar e taxa de repetência. In: RIOS-NETO e RIANI (Org). Introdução à Demografia da Educação. Campinas: ABEP, 2004.
COSTA RIBEIRO, Sérgio. A educação e a inserção do Brasil na modernidade. Cadernos de Pesquisa, n. 84, p. 63-82, fev. 1993.
_________. A pedagogia da repetência. Estudos avançados, São Paulo: USP, v.5, n.12, pp. 07-21, 1991.
CRAHAY, Marcel; BAYE, Ariane. Existem escolas justas e eficazes? Esboço de resposta baseado no Pisa 2009. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 150, p. 858-883, 2013.
DAMIANI, Magda Floriana. Discurso pedagógico e fracasso escolar. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. [online]. 2006, vol.14, n.53, pp.457-478.
DELGADO, Victor Maia Senna. Eficiência das escolas públicas estaduais de Minas Gerais: considerações acerca da qualidade a partir da análise dos dados do SICA e do SIMAVE. 2007. Dissertação (Mestrado em Economia). Belo Horizonte: Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR/ UFMG), 2007.
DINIZ, Gleison Mendonça; MACHADO, Diego de Queiroz; MOURA, Heber José de. Políticas públicas para combatir el analfabetismo en Brasil: una investigación sobre las acciones del Programa Brasil Alfabetizado en municipios de Ceará. Rev. Adm. Pública [online]. 2014, vol.48, n.3, pp.641-666.
DUQUE, Bárbara; LOPES, Flávia. Esperança que transforma. Revista A3, Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nº 09, p. 20-23, jan/jun 2016.
FARIA, Ernesto Martins; GUIMARÃES, Raquel Rangel de Meireles. Excelência com equidade: fatores escolares para o sucesso educacional em circunstâncias desfavoráveis. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, v. 26, n. 61, p. 192-215, 2015.
FERREIRA, Rosilda Arruda. Política educacional e poder local: análise das repercussões
do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil na educação de municípios pernambucanos. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n.19, Jan./Abr. 2002.
FLETCHER, Philip. As dimensões transversal e longitudinal do Modelo Profluxo. Ministério da Educação e Cultura, 1997, mimeo.
_________. A Demografia do Desenvolvimento da Educação no Brasil. Conferencia anual de Comparative and International Education Society. Universidade de Stanford, 2005, p. 01-31.
FRITSCH, Rosangela; VITELLI, Ricardo; ROCHA, Cleonice Silveira. Defasagem idade-série em escolas estaduais de Ensino Médio do Rio Grande do Sul. Rev. Bras. Estud. Pedagog. [online]. 2014, vol.95, n.239, pp.218-236.
GONÇALVES, Maria Elizete. Análise de sobrevivência e modelos hierárquicos logísticos longitudinais: uma aplicação à análise da trajetória escolar (4ª a 8ª série Ensino Fundamental). 2008. Tese (Doutorado em Demografia). Belo Horizonte: Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR– UFMG), 2008.
GONÇALVES, Maria; RIOS-NETO, Eduardo; CÉSAR, Cibele Comini. Evasão noensino fundamental brasileiro: identificação e análise dos principais determinantes. XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Campinas, 2008.
HATTIE, John A. C. Visible learning: a synthesis of meta-analyses relating to achievement. London: Routledge, 2009.
KLEIN, Ruben. Como está a educação no Brasil? O que fazer? Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.51, p. 139-172, abr./jun. 2006.
_________. Produção e utilização de indicadores educacionais: metodologia de cálculo de indicadores do fluxo escolar da educação básica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 84, n. 206-07-08, 2007.
KLEIN, Ruben; COSTA RIBEIRO, Sérgio. O censo educacional e o modelo de fluxo: o problema da repetência. Revista Brasileira de Estatística, Rio de Janeiro: IBGE, v. 52, n. 197/198, p. 5-45, 1991.
LÜCK, Heloísa; PARENTE, Marta. Correção do fluxo escolar: o caso do Paraná. Brasília: IPEA, 2002. (Texto para Discussão, No. 1274).
LUZ, Luciana Soares. O impacto da repetência na proficiência escolar: uma análise longitudinal do desempenho de repetentes em 2002-2003. Belo Horizonte: Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR/UFMG), 2008.
MACHADO, Danielle Carusi and GONZAGA, Gustavo. O impacto dos fatores familiares sobre a defasagem idade-série de crianças no Brasil. Rev. Bras. Econ. [online]. 2007, vol.61, n.4 [cited 2017-04-07], pp.449-476.
MELO COSTA, Joana Simões de; OLIVEIRA, Luís Felipe Batista de. Perfil educacional
dos jovens: atraso e fluxo escolar. In: CORSEUIL, Carlos Henrique Organizador; BOTELHO, Rosana Ulhôa Organizadora. Desafios à trajetória profissional dos jovens brasileiros. 2014. cap 2. p. 73-114.
MENEZES-FILHO, Naércio et al. Avaliando o impacto da progressão continuada nas taxas de rendimento e desempenho escolar do Brasil. Relatório de Avaliação Econômica. São Paulo: Fundação Itaú Social, 2008.
MONTENEGRO, João Lopes de Albuquerque. Modelos de fluxo escolar: indicadores de eficiência e produtividade do processo de ensino. Brasília: IPEA, 1991. (Texto para Discussão, No. 0242).
RIGOTTI, J. I. R. . A transição da escolaridade no Brasil e as desigualdades regionais. Revista Brasileira de Estudos da População. Campinas, v. 18, n. 1/2, p. 59-74, 2002.
RIOS-NETO, E. L. G.; RIANI, J. L. R. (Orgs.). Introdução à demografia da educação. Campinas: Abep, 2004.
SANTOS, Ademir Valdir dos. Alemanha perdida? Escolarização de crianças em colônias de imigrantes alemães no sul do Brasil. Perspectiva. Florianópolis, v. 31, n. 3, 841-874, set./dez. 2013.
SHIRASU, Maitê Rimekká; ARRAES, Ronaldo de Albuquerque. Determinantes da Evasão e Repetência Escolar. In: Anais do XLIII Encontro Nacional de Economia. ANPEC-Associação Nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia, 2016.
SHIRASU, Maitê Rimekká. Determinantes da evasão e repetência escolar no Ceará. 2014. 47f. Dissertaçao (mestrado). Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza, 2014.
SILVA, Jaqueline Luzia da; BONAMINO, Alicia Maria Catalano; RIBEIRO, Vera Masagão. Escolas eficazes na educação de jovens e adultos: estudo de casos na rede municipal do Rio de Janeiro. Educ. rev. [online]. 2012, vol.28, n.2, pp.367-392.
SILVA, Nelson do Valle; HASENBALG, Carlos. Recursos familiares e transições educacionais. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz. v. 18, n. supl, p. 67-76, 2002.
SILVA, Roberto Rafael Dias. Comunidades como espaços de intervenção pedagógica um estudo da docência no ensino médio. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.59, pp.945-966.
SILVA, Vanda. Jovens de um rural brasileiro: socialização, educação e assistência. Cad. CEDES [online]. 2002, vol.22, n.57, pp.97-115.
SOARES, Sergei Suarez Dillon. A repetência no contexto internacional: o que dizem os dados de avaliações das quais o Brasil não participa?. Brasília:IPEA, 2007. (Texto para Discussão, nº 1300).
_________. Aprendizado e seleção: uma análise da evolução educacional brasileira de acordo com uma perspectiva de ciclo de vida. Brasília: IPEA, 2006 (Texto para Discussão, nº 1185).
SOARES, Sergei S. D.; LIMA, Adriana Fernandes. A mensuração da educação nas PNADS da década de 1990. Brasília: IPEA, 2002.(Texto para Discussão, nº 0928).
SOARES, Sergei S. D.; OLIVEIRA, Luís Felipe Batista. Determinantes da repetência escolar no Brasil: uma análise de painel dos censos escolares entre 2007 e 2010. 2012. Brasília: IPEA, 2012 (Texto para Discussão nº 1706).
SOUZA, Alberto de Mello; SILVA, Nelson do Valle. Origem familiar, qualidade da educação e escolas públicas e particulares em São Paulo: relações e efeitos nas transições escolares. Pesquisa e Planejamento Econômico, Rio de Janeiro: IPEA. v. 24, n. 1, 1994.
SOUZA, André Portela et al. Fatores associados ao fluxo escolar no ingresso e ao longo do ensino médio no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, Rio de Janeiro: IPEA. v. 42, n. 1, 2012.
SOUZA, D.T. Teacher professional development and the argument of incompetence: the case of in-service elementary teacher education in São Paulo- -Brazil. Tese (PhD). Institute of Education – University of London, 2001.
SPÓSITO, M.P. Educação e juventude. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 29, p. 7-13, jun. 1999.
TAVARES JÚNIOR, Fernando; FARIA, Victor Basílio; LIMA, Marcos Alves de. Indicadores de fluxo escolar e políticas educacionais: avaliação das últimas décadas. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, v.23, n.52, p. 48-67, 2012.
TAVARES JÚNIOR, Fernando; MONT'ALVÃO, Arnaldo; NEUBERT, Luiz Flávio. Rendimento Escolar e seus determinantes sociais no Brasil. RBS – Revista Brasileira de Sociologia, v. 03, n.6, p. 117-137, 2015.
TAVARES JÚNIOR, Fernando; NEUBERT, Luiz Flávio. A qualidade da educação e a disseminação de sistemas de avaliação. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, v.25, n.59, p. 22-48, 2014.
TAVARES JÚNIOR, Fernando; VALLE, Clayton; DE SOUZA MACIEL, Maurício. Tendências históricas e perspectivas para o Rendimento Educacional no Brasil. Teoria e Cultura, Juiz de Fora: UFJF, v. 10, n. 2, 2015.