Políticas públicas educacionais: análise da política de educação ambiental no município do rio de janeiro
Palavras-chave:
Política pública, Estado, Educação ambientalResumo
Este artigo contém análises realizadas na construção de uma tese de doutorado, em andamento, que encerra como objeto de estudo o processo histórico de institucionalização da política municipal de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (PMEA/RJ). O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados preliminares dessa pesquisa. O quadro teórico-metodológico consistiu na concepção Gramsciana de Estado Integral (GRAMSCI, 2011), entrevistas com professores cursistas de educação ambiental da prefeitura, revisão bibliográfica e análise de conteúdo de documentos. Concluímos que a PMEA/RJ foi produzida na lógica das parcerias público-privadas, como uma tendência nacional, por uma concepção de educação ambiental empresarial por meio de projetos de empresas privadas. A inserção da PMEA/RJ nessa lógica gera implicações não só para a carreira docente, do ponto de vista da terceirização, mas também para a autonomia na construção do processo pedagógico, que fica subordinado à lógica empresarial.
Downloads
Referências
ALGEBAILE, E. Escola pública e pobreza: expansão escolar e formação da escola dos pobres no Brasil. (Tese) 278 f. Doutorado em Educação – Universidade Federal Fluminense (UFF) 2004.
BRASIL. MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL E REFORMA DO ESTADO (MARE). Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília: Câmara da Reforma do Estado, 1995.
CASTELO, R.O social liberalismo: auge e crise da supremacia burguesa na era neoliberal Rio de Janeiro. Expressão Popular, 2013
CUNHA, L. Educação, Estado e democracia no Brasil. São Paulo: Cortez, 2009.
FIESP Livre para crescer ZOCKUN, M. H.; LANZANA, A. (Horas.) Federação das Indústrias de São Paulo. São Paulo, SP: Cultura Editores Associados, 1990.
FONTES, V.O Brasil e o capital imperialismo: teoria e história. 2. ed. Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2010.
FRIEDMAN, M. Capitalismo e liberdade. University of Chicago Press, 1962.
GONÇALVES, R. Desenvolvimento às avessas: verdade, má fé e ilusão no atual modelo brasileiro de desenvolvimento Rio de Janeiro: LTC, 2013.
GRAMSCI, A. O leitor de Gramsci. COUTINHO, C. N. (Org). Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2011.
GURGEL, C. A gerência do pensamento gestão contemporânea e consciência neoliberal. São Paulo: Cortez, 2003.
LEHER, R. Desafios para uma educação além do capital. IN: István Mészáros e os desafios do tempo histórico. São Paulo: Ed. Boitempo, 2011.
MARTINS, A. S. A direita para o social: a educação para a sociabilidade no Brasil contemporâneo. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2009.
MOTTA, V. C. da. Ideologia do capital social: atribuindo uma face mais humana ao capital. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2012.
RIO DE JANEIRO. Decreto Nº 32.416, de junho de 2010. Institui o Índice de Desenvolvimento da Educação do município do Rio de Janeiro – IDERio.
__________________________________. Lei Nº 4.791 de 02 de abril de 2008. Dispõe sobre o Sistema Municipal de Educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro. Desafios da educação no século XXI 287
_________________. PL N° 1219 de 2003. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Municipal de Educação Ambiental.
_________________. PL N° 166 de 2005. Dispõe sobre a obrigação de a escola da rede pública municipal oferecer educação ambiental em todos os níveis de ensino, embora não estivesse prevista a educação ambiental como disciplina regular.
_________________. CME. Parecer Nº 11 de 26 de maio de 2009.
_________________. Decreto 37526 de 08 de agosto de 2013. Dispõe sobre a regulamentação da Lei N° 4.791/2008 e dá outras providências.
SANTOS, J. C. dos. A gestão gerencial na educação pública da cidade do Rio de Janeiro: origens, implantação, resultados e percepções. Rio de Janeiro: Paco Editoral, 2015.