Políticas públicas educacionais: análise da política de educação ambiental no município do rio de janeiro

Autores

  • Eduardo da Costa Pinto d’Avila Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carlos Frederico Bernardo Loureiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Política pública, Estado, Educação ambiental

Resumo

Este artigo contém análises realizadas na construção de uma tese de doutorado, em andamento, que encerra como objeto de estudo o processo histórico de institucionalização da política municipal de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (PMEA/RJ). O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados preliminares dessa pesquisa. O quadro teórico-metodológico consistiu na concepção Gramsciana de Estado Integral (GRAMSCI, 2011), entrevistas com professores cursistas de educação ambiental da prefeitura, revisão bibliográfica e análise de conteúdo de documentos. Concluímos que a PMEA/RJ foi produzida na lógica das parcerias público-privadas, como uma tendência nacional, por uma concepção de educação ambiental empresarial por meio de projetos de empresas privadas. A inserção da PMEA/RJ nessa lógica gera implicações não só para a carreira docente, do ponto de vista da terceirização, mas também para a autonomia na construção do processo pedagógico, que fica subordinado à lógica empresarial.

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Como Citar

d’Avila, E. da C. P. ., Loureiro, C. F. B. ., & Lamosa, R. de A. C. . (2020). Políticas públicas educacionais: análise da política de educação ambiental no município do rio de janeiro. Pesquisa E Debate Em Educação, 7(1), 268–287. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31819