Classificação do risco à evasão escolar por meio de protocolo eletrônico: um estudo realizado nas escolas públicas estaduais de ensino médio da cidade de Feira de Santana na Bahia
Palavras-chave:
Escola Pública, Evasão Escolar, Ensino MédioResumo
Apesar da evasão escolar ainda existir no Ensino Fundamental, atualmente, o que chama atenção é o número de alunos que abandonam o Ensino Médio. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é identificar os fatores que contribuem para a evasão escolar nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio, da Cidade de Feira de Santana, na Bahia. Trata-se de uma investigação em andamento, que tem como metodologia o estudo de caso. O resultado esperado é a classificação de risco à evasão escolar em alto, médio e baixo, o que dará origem a um protocolo eletrônico que será utilizado na diminuição da evasão escolar.
Downloads
Referências
BRASIL. Casa Civil. Lei n 13.005 de 25 de julho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE. Brasília: 2014.
______. Constituição Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: 1988.
IBGE.Censo.demográfico,.2010..Disponível.em:<http://ibge.gov.br/cidadesat/painel/populacao.php?lang=&codmun=291080&search=bahia|feiradesantana|infograficos:evolucao-populacional-e-piramide-etaria>. Acesso em: 09 jun.2016.
BUENO, J. L. O. A evasão de alunos. Paidéia n. 5. Ribeirão Preto, 1993. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103861993000200002> Acesso em: 15 nov. 2016.CURY, C. R. J. Legislação Educacional Brasileira. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.FEIRA DE SANTANA. Plano Municipal de Educação de Feira de Santana.Secretaria da Educação, 2015.
FIALHO, N. H.; RAMALHO, B. L. Sistemas de ensino e inclusão social: a dimensão pedagógica da gestão em educação. In: BONETI, L. W.; ALMEIDA, N. P.;HETKOWSKI, T. M. (Org.). Inclusão sociodigital: da teoria à prática. Curitiba-Paraná: Imprensa Oficial, 2010, v.1, p.77-88.
FRANÇA, I. C. O Business Intelligence como ferramenta de apoio ao controle da evasão escolar no IFBA Campus Salvador. 2015. 135 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Aplicadas a Educação) – Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Aplicadas a Educação da Universidade Estadual da Bahia, Salvador, 2015.
GAIOSO, N. P. de L. O fenômeno da evasão escolar na educação superior no Brasil. 2005. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós- -Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2005.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da Educação Básica 2014. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/planilha_para. xlsx>>. Acesso
em: 10 set. 2015.
KRAWCZYK, N. O ensino Médio no Brasil. São Paulo: Ação Educativa, 2009.
KLEIN, R. A crise de audiência no ensino médio. A falta de participação dos jovens no ensino médio. Instituto Unibanco. São Paulo, 2008. Disponível em: < http://www.institutounibanco.org.br/wpcontent/uploads/2013/07/revista_a_crise_do_ensino_medio.pdf>. . Acesso em: 13 jun. 2016.
PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS (PNAD). Síntese de Indicadores 2011-2012. IBGE: Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: <http://ces. ibge.gov.br/base-de-dados/metadados/ibge/pesquisa-nacional-por-amostra--de-domicilios.html>. Acesso em: 30 dez. 2015.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD) – Material de Apoio: Perguntas Frequentes Desenvolvimento Humano, IDHe IDHM – Disponível em: <http://www.pnud.org.br/arquivos/faq-atlas2013.pdf>.Acesso em: 16 nov. 2013.
RISTOFF, D. Evasão: Exclusão ou Mobilidade. Santa Catarina, UFSC, 1995.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA. Sistema de Gestão Escolar. Disponível em:< http://sge.educacao.ba.gov.br/ >. Acesso em: 02 out.2016.
SÁTYRO, N.; SOARES, S. A infraestrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: um estudo com base nos censos escolares de 1997 a 2005. Textos para Discussão n. 1267. Brasília: Ipea, 2007. Disponível em: <http://repositorio. ipea.gov.br/ bitstream/11058/1752/1/TD_1267.pdf>. Acesso em: 10 set. 2017.
UNICEF. 10 Desafios do Ensino médio no Brasil: Para garantir o direito de aprender a adolescentes de 15 a 17 anos. DF: UNICEF, 2014. Disponível em:<https://www.unicef.org/ brazil/pt/10desafios_ensino_medio.pdf>. Acesso em: 08 mar.2016.
Yin R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2a ed. Porto Alegre:Bookman, 2001.