O tutor presencial e a mediação na educação a distância na universidade federal de juiz de fora: papéis e atribuições

Autores

  • Rodrigo Gonçalves Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Tutor presencial, Educação a distância, Potencialização

Resumo

O artigo busca a potencialização do papel do tutor presencial no âmbito dos cursos de educação a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa está centrada nas atribuições do profissional de tutoria presencial do curso de Administração Pública, comparado aos profissionais dos cursos de Licenciatura em Computação e Pedagogia. Para isto, foram aplicados instrumentos de pesquisa semiestruturada de profundidade aos coordenadores e tutores presenciais destes cursos, com o fim de obter dados sobre o desenvolvimento da tutoria, tendo em vista a mudança de perfil dos alunos e, consequentemente, do polo presencial. As análises são realizadas de acordo com os eixos norteadores, identificados pelo Desenho do curso e Mediação. Por fim, propõe-se a potencialização do trabalho dos tutores presenciais, a partir de modificações na sua atuação, aprimoramento do Projeto Político-Pedagógico do curso, bem como a construção de um manual e maiores formas de interação entre a equipe multiprofissional.

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Como Citar

Ribeiro, R. G. . (2020). O tutor presencial e a mediação na educação a distância na universidade federal de juiz de fora: papéis e atribuições. Pesquisa E Debate Em Educação, 7(2), 373–390. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31639