Avaliação ampla de uma proposta didática inovadora para introdução à mecânica no ensino superior

Autores

  • João Batista Siqueira Harres Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Marcela Vieira Kessler Guedes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Ensino de mecânica, Ideias dos alunos, Avaliação ampla

Resumo

O presente artigo apresenta e discute a proposta de uma disciplina de introdução à mecânica oferecida no primeiro semestre para estudantes dos cursos de bacharelado e licenciatura em física. As atividades, abertas e de caráter investigativo, estão orientadas para promover a evolução das ideias dos estudantes segundo uma perspectiva histórico-filosófica. Em termos metodológicos, há um uso intenso de atividades experimentais. Aulas transmissivas são raras e sempre ao final do estudo de um tema. Antes das atividades sempre há a explicitação das ideias dos estudantes e, na continuação do processo, ocorre o contraste dessas ideias com as leituras, experimentos e discussões. Em termos de avaliação, é adotada uma visão da aprendizagem como um processo ativo de evolução das próprias ideias. Há uma desvinculação entre a qualidade do pensamento final e a nota, a qual é atribuída segundo a qualidade da autoavaliação e pela participação nas atividades. A análise da evolução ampla dos sujeitos, em curto e longo prazo, a partir de dados obtidos em testes, questionários e entrevistas, aponta a evolução das ideias dos sujeitos e boa aceitação da proposta. Discutem-se também as implicações deste estudo para disciplinas introdutórias deste tipo no ensino superior.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Siqueira Harres, J. B., & Vieira Kessler Guedes, M. (2018). Avaliação ampla de uma proposta didática inovadora para introdução à mecânica no ensino superior. Pesquisa E Debate Em Educação, 8(2), 243–274. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31175