A partir de 2021, a revista Pesquisa e Debate em Educação adota o modelo de publicação em fluxo contínuo
Seguindo uma tendência das boas práticas de publicação científica, a partir do v. 11, n. 1 (2021), a revista Pesquisa e Debate em Educação (PDE) adotará o modelo de publicação em fluxo contínuo. Esse modelo tem como característica a agilidade na publicação de artigos.
Com a adoção da publicação em fluxo contínuo, um determinado número ficará aberto até o prazo final correspondente ao período da publicação e os artigos serão publicados assim que forem aceitos e a diagramação for finalizada. Portanto, não há mais a necessidade do fechamento completo de um conjunto de artigos para que um número seja publicado.
Mesmo com a adoção da publicação em fluxo contínuo, manteremos dois números anuais, ou seja, a revista PDE continuará tendo números semestrais. Além dos números regulares, poderão ser publicados números especiais, números temáticos ou dossiês. O sistema de submissão (também em fluxo contínuo) e avaliação dos artigos (por pares) permanecem os mesmos.
É importante destacar que, com a publicação contínua, os artigos deixam de ter a paginação sucessiva e sequencial e passam a contar com um elocation-id, um identificador eletrônico único para cada artigo publicado dentro da revista. Os artigos continuam sendo identificados pelo DOI.
Assim, a revista PDE continua mantendo o seu compromisso com a comunidade científica brasileira e internacional.