Trilha sonora do futuro
Especulação na música eletrônica e sua relação com a ficção científica
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-8191.2021.v8.36208Resumo
Desde o teremim, um dos primeiros instrumentos musicais totalmente eletrônico, a relação entre música eletrônica (ME) e a ficção científica (FC) sempre foi próxima. No filme O Dia em que a Terra Parou, de 1951, o compositor Bernard Herrmann incluiu, em sua partitura para a trilha sonora, o instrumento patenteado em 1928 por Leon Theremin. Planeta Proibido (1956) foi o primeiro filme cuja trilha sonora, de Bebe e Louis Barron, foi composta inteiramente por sons eletrônicos. Dali em diante, a relação foi se tornando cada vez mais íntima, e hoje são inúmeros os exemplos de obras cinematográficas de FC que utilizam ME em suas trilhas sonoras. O presente artigo busca compreender se houve um caminho inverso, ou seja, se o desenvolvimento da ME esteve atrelado ao imaginário relacionado aos temas da FC.
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