Trilha sonora do futuro

Especulação na música eletrônica e sua relação com a ficção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-8191.2021.v8.36208

Resumo

Desde o teremim, um dos primeiros instrumentos musicais totalmente eletrônico, a relação entre música eletrônica (ME) e a ficção científica (FC) sempre foi próxima. No filme O Dia em que a Terra Parou, de 1951, o compositor Bernard Herrmann incluiu, em sua partitura para a trilha sonora, o instrumento patenteado em 1928 por Leon Theremin. Planeta Proibido (1956) foi o primeiro filme cuja trilha sonora, de Bebe e Louis Barron, foi composta inteiramente por sons eletrônicos. Dali em diante, a relação foi se tornando cada vez mais íntima, e hoje são inúmeros os exemplos de obras cinematográficas de FC que utilizam ME em suas trilhas sonoras. O presente artigo busca compreender se houve um caminho inverso, ou seja, se o desenvolvimento da ME esteve atrelado ao imaginário relacionado aos temas da FC.

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Biografia do Autor

Leonardo Porto Passos, PPGM / IA / Unicamp

Leonardo Porto Passos. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) do Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-graduando em Especialização em Processos Didático-Pedagógicos para Cursos na Modalidade a Distância pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Pós-graduação lato sensu (especialização) em Formação de Escritores pelo Instituto Vera Cruz (2013). Graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Paulista (2008). Pesquisas nas áreas de sonologia, design de jogos, desenvolvimento de jogos, composição musical, música computacional, design de som, trilhas sonoras, programação de áudio, narratologia, acessibilidade, espacialização sonora, etnomusicologia, teoria literária e histórias em quadrinhos. Na área de Letras, atua como redator, ghostwriter e revisor textual/copidesque. Nas áreas de Música e Sonologia, é compositor, designer de som, produtor musical e guitarrista. Em Desenvolvimento de Games, atua como programador, roteirista, programador de áudio, compositor e designer de som. http://lattes.cnpq.br/5145986864380281.

José Eduardo Fornari Novo Júnior, CPG / DM / IA / Unicamp

Full-time Researcher at Nics / Unicamp. (since 2008). PosDoc (2008) Music Cognition Group, University of Jyväskylä, Finland. PosDoc (2007) Nics / Fapesp: 04/00499-6. Ph.D. EE (2003) FEEC / Unicamp. Visiting Scholar Researcher (1996) sponsored by CNPq at CCRMA,/ Stanford University. Master degree EE (1994), FEEC / Unicamp. Bachelor degree (1994) in Popular Music - Piano. IA / Unicamp. Bachelor degrees (1990) Electrical Engineering, at FEEC / Unicamp. Fields of research: Art and Technology, Computer Art Installations, Sound Synthesis, Psychoacoustic, Audio processing, Evolutionary Computation, Interactive Music, Music Information Retrieval, Music Cognition and Emotion.

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Publicado

2022-03-21