Emoções docentes e relações institucionais na pandemia
Palavras-chave:
Formação de professores. Reflexão. Emoções. Relações institucionais. Pandemia.Resumo
O uso imperativo das tecnologias digitais na sala de aula impactou as experiências dos professores do IFXXX durante a pademia da covid-19. Nesse período, as relações institucionais, sobretudo no que tange à formação continuada, exerceram influências nas emoções desses docentes. Diante disso, o objetivo deste trabalho é investigar como as relações dos professores com a instituição se inter-relacionam com as emoções e experiências de ensino desses profissionais, na pandemia. A metodologia pauta-se na Pesquisa Narrativa, cujos instrumentos utilizados foram o questionário, a autobiografia, a entrevista e as rodas de conversações. Os resultados apontam para a urgência da Formação Humana nas instituições de ensino e para a relevância da constituição de espaços institucionais estruturados para práticas de reflexão sistemática sobre as emoções na vida docente. Desdobramentos dos resultados são discutidos à luz dos estudos revisados neste trabalho.
Downloads
Referências
ARAGÃO, R. C. São as histórias que nos dizem mais: emoção, reflexão e ação na sala de aula. 2007. 276fl. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
ARAGÃO, R. Linguajar e emocionar os tempos de crise na formação de professores de línguas. In: SILVA, Walkiria; SILVA, Wagner; CAMPOS, D. (Orgs). Desafios da formação de professores na Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2019.
ARAGÃO, R. C. Pesquisa experiencial, transformações e
emoções: implicações e perspectivas. In: SILVA, K. A.; CONCEIÇÃO, M. P. (Orgs). Experiências no ensino-aprendizagem e na formação de professores de línguas: Festschrift para Laura Miccoli. Campinas: Pontes Editores, 2022a. p. 43-65.
ARAGÃO, R. C. Pandemia, ambientes digitais e emoções na formação inicial de professores. Revista Linguagem e Ensino, Pelotas, v. 25, p. 156-178, 2022b.
ARAGÃO, R. C.; DIAS, I. A. F. Tecnologias digitais, biologia do conhecer e pesquisa-ação no ensino de línguas. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 11., 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16797. Acesso em: 02 jul. 2023.
BALL, S. J. Educação Global SA: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: UEPG, 2014.
BARCELOS, A. M. F.; ARAGÃO, R. C. Emotions in Language Teaching: A Review of Studies on Teacher Emotions in Brazil. Chinese Journal of Applied Linguistics, [S. l.], v. 41., p. 506-531, 2018.
BARCELOS, A. M. F.; ARAGÃO, R. C.; RUOHOTIE-LYHTY, M.; GOMES, G. S. C. Contemporary perspectives on research about emotions in language teaching. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 22, p. 1-16, 2022.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BASTOS, R. L. G.; LIMA, S. C. Narrativas de aprendizagem de inglês em tempos de
pandemia. In: OLIVEIRA, K. C. C. et al. (Orgs.). Reflexões sobre o ensino de línguas e literatura, formação docente e material didático. São Carlos: Pedro & João Editores, v. 1, p. 75-92, 2020.
CARNEIRO, K. Z. S.; LIMA, S. C. Emoções no relato de experiência de uma professora brasileira sobre o ensino remoto de língua inglesa durante a pandemia de covid-19. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 22., n. 1., 2022. p. 68-93.
CHAN, D.; GALLI, M. G.; RAMÍREZ, R. G. El impacto del distanciamiento social en la Educación Superior: la arista docente. Innovaciones Educativas, [S. l.], v. 23., n. 34., p. 81–97, 2021. Disponível em: https://revistas.uned.ac.cr/index.php/innovaciones/article/view/3238. Acesso em: 25 fev. 2023.
CLANDININ, J.; CONNELLY, M. Pesquisa Narrativa: experiências e história na pesquisa qualitative. 2ª. ed. Trad. Fábio Mariani Fábio e Magda Mattos. Uberlândia: EDUFU, 2015.
COELHO, H. S. H. Experiências, emoções e transformações na educação continuada: um estudo de caso. 2011. 175 fl. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
FERREIRA, K. C. Desgaste emocional de professoras de língua inglesa do extremo sul da Bahia no contexto da pandemia. 2023. 124 fl. Dissertação (Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2023. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/202110172D.pdf. Acesso em: 30 set. 2023.
GAVOTTO NOGALES, O. I.; CASTELLANOS PIERRA, L. I. Las emociones negativas vividas por los maestros en las clases virtuales en tiempos de pandemia. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, [S. l.], v. 12., n. 23., 2021. Disponível em: https://www.ride.org.mx/index.php/RIDE/article/view/1006. Acesso em: 06 jul. 2023.
GOMES, G. S.C; BARCELOS, A. M. F. Emoções e Ensino de Línguas. Curitiba: CRV, 2023. v. 07. 186p.
GUANAES, L. L. Emoções de professores ao ensinar em ambientes digitais na pandemia. 2022. 149fl. Dissertação (Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2021. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/202011565D.pdf. Acesso em: 01 jul. 2023.
GUEDES, M. R.; ARAGÃO, R. C. Conversações de professores em uma notícia do “Correio 24h online” no contexto da pandemia da covid-19. Fólio: Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 13., n. 2., jul./dez, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/download/9066/6670/27351. Acesso em: 02 ago. 2022.
GUEDES, M. R.; ARAGÃO, R. C.; ALOMBA RIBEIRO, M. D. Experiências exitosas e emoções no ensino de línguas na pandemia. Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli, Crato, v. 12., n. 3., p. 332-351, set./dez., 2023. Disponível em: http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/946. Acesso em: 24 jan. 2024.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IF Baiano). Conselho Superior. Resolução 90/2020 - OS-CONSUP/IFBAIANO, de 28 de outubro de 2020. Art. 1º Regulamentar e normatizar, em caráter temporário, a implementação de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) nos cursos técnicos de nível médio e nos cursos de graduação, presenciais e a distância, em função da situação de excepcionalidade da pandemia de COVID-19. Salvador: Conselho Superior, 2020a. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/ensino/wp-content/uploads/sites/2/2021/10/Resolucao-90-2020-Regulamentacao-e-Normatizacao-das-APNPs.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IF Baiano). Gabinete do Reitor. Instrução Normativa 19/2020 - RET-GAB/RET/IFBAIANO, de 13 de março de 2020. Estabelece orientações às unidades do IF Baiano, quanto às medidas de proteção para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional, decorrente do coronavírus (COVID-19). Salvador: Reitoria, 2020b. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/wp-content/uploads/2020/08/Instru%C3%A7%C3%A3o-Normativa-19_2020-RET-GAB_RET_IFBAIANO-CONSOLIDADA.pdf. Acesso em: 22 jul. 2022.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IF Baiano). Gabinete do Reitor. Instruções Normativas 20/2020 - RET-GAB/RET/IFBAIANO, de 19 de março de 2020. Altera a Instrução Normativa IF Baiano nº 19, de 13 de março de 2020, que estabelece orientações às unidades do IF Baiano, quanto às medidas de proteção para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional, decorrente do coronavírus (COVID-19). Salvador: Reitoria, 2020c. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/wp-content/uploads/2020/03/IN-20-2020.pdf. Acesso em: 22 jul. 2022.
MARTINS, S. T. A. M. O impacto do PDPI nas Emoções-identidades do professor de inglês. 131 fl. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2017. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201510118D.pdf. Acesso em: 19 maio. 2021.
MATURANA, H. Ontologia del conversar. Revista Terapia Psicológica, [S. l.], v. 7., n. 10., 1988.
MATURANA, H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Organização e tradução de Cristina Magro e Victor Paredes. 2ª. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
MATURANA, H.; REZEPKA, S. N. Formação Humana e Capacitação. Trad Jaime A. Clasen. Petrópolis: Vozes: 2000.
MATURANA, H.; VARELA, F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. Trad. Humberto Mariotti e Lia Dinskin. São Paulo: Palas Athena, 2001.
MATURANA, H.; YÁÑEZ, X. D. Habitar humano em seis ensaios de biologia-cultural. Trad. Edson Araújo Cabral. São Paulo: Palas Athena, 2009.
PAES, Francisco Cleyton de Oliveira. FREITAS, Samya Semião. Trabalho docente em tempos de isolamento social: uma análise da percepção do uso das tecnologias digitais por professores da educação básica pública. Revista Linguagem em Foco, v.12, n.2, 2020. p. 129 - 149. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4050. Acesso em: 06 jun. 2023.
PEREIRA, H. P.; SANTOS, F. V.; MANENTI, M. A. Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 3., n. 9., p. 26–32, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/74. Acesso em: 5 set. 2023.
RIBAS, K. T. Muitos Amores: o amor como temática biológico-cultural. 2015. Dissertação (Mestrado em Biologia-Cultural) – Universidad Mayor, Santiago, Chile, 2015.
SILVA, F. F. As emoções no processo de formação inicial de
licenciandos em Espanhol na UESC. 115 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2020. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201810100D.pdf. acesso em: 10 jul. 2021.
SOUZA, N. E. S. Emoções entre o ser-aluno e o ser-professor: transformações entre o aprender e o ensinar inglês. 2017. 128 fl. Dissertação (Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2017. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201510116D.pdf. Acesso em: 30 mai. 2021.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 4ª. ed. Trad. João Batista Kreuch. Petrópolis: Vozes, 2008.
VIEIRA, M. S. P. Letramento digital: o uso de tecnologias da informação e da comunicação no ensino da leitura. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 3., 2013, Uberlândia. Anais [...]. Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2013_3123.pdf. Acesso em: 05 nov. 2022.