Emoções docentes e relações institucionais na pandemia

Authors

Keywords:

Formação de professores. Reflexão. Emoções. Relações institucionais. Pandemia.

Abstract

O uso imperativo das tecnologias digitais na sala de aula impactou as experiências dos professores do IFXXX durante a pademia da covid-19. Nesse período, as relações institucionais, sobretudo no que tange à formação continuada, exerceram influências nas emoções desses docentes. Diante disso, o objetivo deste trabalho é investigar como as relações dos professores com a instituição se inter-relacionam com as emoções e experiências de ensino desses profissionais, na pandemia. A metodologia pauta-se na Pesquisa Narrativa, cujos instrumentos utilizados foram o questionário, a autobiografia, a entrevista e as rodas de conversações. Os resultados apontam para a urgência da Formação Humana nas instituições de ensino e para a relevância da constituição de espaços institucionais estruturados para práticas de reflexão sistemática sobre as emoções na vida docente. Desdobramentos dos resultados são discutidos à luz dos estudos revisados neste trabalho.

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Author Biographies

Rodrigo Camargo Aragão, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Doutor em Linguística pela UFMG e professor no Programa de Pós-graduação e Licenciatura em Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Foi professor visitante no Departamento de Linguística Aplicada da Universidade de Jyväskylä na Finlândia. Coordena o grupo de pesquisa FORTE (CNPq/UESC) e é membro da ANPOLL.

Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro é Professora Emérita da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidad de Alcalá (2005). Possui graduação em Letras: Português/Inglês pela UESC (1986), graduação em Direito pela mesma Universidade (1993), graduação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Especializados e Psicanalíticos (2018). É Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações - UESC; e Professora Visitante da Universidade Federal de Roraima, bolsista CAPES.

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Published

2024-12-21