O museu: um espaço para aprender a falar sobre as obras de arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2022.v26.37934

Resumo

Este artigo mostra como o museu pode ser um parceiro da escola e prologar as aprendizagens escolares, particularmente em termos de discurso sobre obras de arte, mas também desenvolver o aprendizado sobre o funcionamento do museu e os códigos culturais a fim de treinar os visitantes. Ao analisar uma visita escolar com alunos de 3 e 4 anos podemos compreender como o gênero de mediação escolar do museu se adapta a um público jovem. O padrão não muda muito em comparação com outras visitas com um público escolar mais idoso, mas o mediador é muito cuidadoso para fornecer as palavras para descrever as obras. Desta forma, as crianças aprendem a visitar o museu e a expandir seu repertório linguístico e seu repertório d’experiencias culturais. Um grande desafio social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-09-14

Edição

Seção

Experiências inovadoras de ensino e avaliação do oral na escola