Una propuesta de enseñanza del participio atributivo y circunstancial griego desde la perspectiva de la sintaxis estructural-funcional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2023.v27.41846

Resumen

Os particípios pertencem ao conjunto das formas nominais do verbo grego, que também inclui infinitivos e adjetivos verbais. Essas formas caracterizam-se por constituir uma categoria intermediária entre o substantivo e o verbo tanto por sua morfologia quanto por sua sintaxe, que difere de algumas línguas modernas, o que muitas vezes dificulta o ensino e a aprendizagem. A partir de uma perspectiva estrutural-funcional, apresentaremos uma proposta que acreditamos poder facilitar o ensino e aprendizagem do particípio grego atributivo e circunstancial ao mostrar sua equivalência com outras estruturas pertencentes à mesma classe de preenchimento de diferentes funções sintáticas. Para isso, faremos um apanhado de nosso referencial teórico, explicaremos como os particípios atributivos e circunstanciais são concebidos a partir dessa perspectiva, apresentaremos exemplos de autores clássicos e, a título de conclusão, apontaremos algumas diretrizes para o seu ensino.

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Biografía del autor/a

Matías Sebastián Fernandez Robbio, Universidad Nacional de Cuyo

Sou Professor de Grau Universitário em Filosofia (UNCUYO, 2010), Mestre Universitário no Mundo Clássico e a sua projeção na Cultura Ocidental (UNED, 2018), Doutor em Letras (UNC, 2021) e Posdoutor em Ciências Sociais, Humanidades e Artes (UNC, 2023). Além da minha formação acadêmica nas grandes áreas da Filosofia e da Filologia, tenho me formado como Diplomado Superior em Ciências Sociais com menção em Gestão das Instituições Educativas (FLACSO, 2021) e Especialista em Gestão e Condução do Sistema Educativo e as suas Instituições (FLACSO, 2022).

Publicado

2023-12-18