Una propuesta de enseñanza del participio atributivo y circunstancial griego desde la perspectiva de la sintaxis estructural-funcional
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2023.v27.41846Abstract
Os particípios pertencem ao conjunto das formas nominais do verbo grego, que também inclui infinitivos e adjetivos verbais. Essas formas caracterizam-se por constituir uma categoria intermediária entre o substantivo e o verbo tanto por sua morfologia quanto por sua sintaxe, que difere de algumas línguas modernas, o que muitas vezes dificulta o ensino e a aprendizagem. A partir de uma perspectiva estrutural-funcional, apresentaremos uma proposta que acreditamos poder facilitar o ensino e aprendizagem do particípio grego atributivo e circunstancial ao mostrar sua equivalência com outras estruturas pertencentes à mesma classe de preenchimento de diferentes funções sintáticas. Para isso, faremos um apanhado de nosso referencial teórico, explicaremos como os particípios atributivos e circunstanciais são concebidos a partir dessa perspectiva, apresentaremos exemplos de autores clássicos e, a título de conclusão, apontaremos algumas diretrizes para o seu ensino.