1) Verbos Psicológicos: uma classe relevante gramaticalmente?

Autores/as

  • Márcia Cançado (UFMG)

Resumen

Inglês:Psychological verbs: is it a grammatically relevant class?This paper intends to show that the psychological verb classification is not relevant grammatically. Using a more formalized language, the predicate decomposition,I show that verbs classified in the literature as typically psychological belong, in reality, to other semantic verb classes. Besides this semantic representation, the syntactic properties present in psychological verbs are also present in other classes, giving evidence that be in a psychological state is a verb idiosyncratic property and not a recurrent sense of the semantic structure.Keywords: psychological verbs; argument structure; predicate decomposition

Tradução:
Este artigo tem como objetivo mostrar que a classificação de verbos psicológicos não é relevante gramaticalmente, levando-se em conta que ser gramaticalmente relevante neste contexto significa que a propriedade de ser psicológico, contida em certos verbos, restringe ou licencia determinadas propriedades sintáticas, tais como passivas, alternâncias verbais, entre outras. Dentro de uma perspectiva lexicalista, que adota níveis léxico-semântico e sintático distintos,e valendo-me da linguagem formalizada de decomposição de predicados, mostro que os verbos apontados na literatura como sendo participantes de classes típicas e com propriedades típicas de verbos que de notam um estado psicológico pertencem, em realidade, a outras classes semânticas de verbos. As propriedades sintáticas apresentadas por esses verbos também são encontradas em outros tipos de verbos, que não são psicológicos, evidenciando-se assim que apresentar determinado estado psicológico é uma propriedade que faz parte do sentido idiossincrático de alguns verbos, e não do sentido recorrente da estruturação semântica, relevante para a estruturação sintática.
Palavras-chave: verbos psicológicos; estrutura argumental; decomposição de predicados.

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Publicado

2016-06-24

Número

Sección

Artigos