Configuração do herói épico em viagem. Ulisses: o paradigma homérico por excelência
DOI:
https://doi.org/10.34019/2318-3446.2024.v12.42527Palavras-chave:
viagem, herói, reconhecimento, superação, Ulisses.Resumo
Os Poemas Homéricos constituem a tradição épica que influenciou a literatura universal, porque deles se recolhe um conjunto de modelos que, sujeitos à recriação artística, continuam a potenciar um sem-número de obras literárias. O presente artigo aprofunda a configuração do herói épico em viagem, centrando-se em Ulisses, enquanto o paradigma homérico por excelência. O nostos do soberano de Ítaca concretiza-se por meio de uma viagem que encerra, no fundo, “várias viagens”, desde a recuperação da identidade, pelo autorreconhecimento, até à conquista do lugar devido no pódio dos heróis que se imortalizaram por feitos gloriosos. Assim, são nossos objetivos caracterizar, por um lado, “as viagens” a que Ulisses é sujeito durante a jornada que vivencia, desde Troia a Ítaca, e determinar, por outro lado, os elementos que o configuram enquanto paradigma do herói épico em viagem.
Downloads
Referências
AUERBACH, Erich. Odysseus’ scar. In STEINER, George; FAGLES, Robert (org.), Homer. A collection of critical essays. Englewood Cliffs, N. J.: Prentice-Hall, Inc., 1962, p. 19-37.
GRAVES, Robert. The Greek Myths. London: The Folio Society, 1998.
GRIMAL, Pierre. Dicionário da Mitologia Grega e Romana. Lisboa. Difel, 1999.
LOURENÇO, Frederico. Odisseia. Homero. Lisboa: Quetzal Editores, 2018.
PERRIN, Bernardotte. Recognition scenes in Greek Literature. American Journal of Philology, v. 30, p. 371-404, 1909.
ROCHA PEREIRA, Maria Helena da. Poética. Aristóteles. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
SAETA, Tulio. O começo é a metade de tudo: Telemaquia, rito de passagem e herança cultural. In: G. CORNELLI, Gabriele; COUTINHO, Luciano. Estudos Clássicos IV: Percursos. Coimbra: IUC, 2018, p. 324-348.
SERRA, José Pedro. A viagem de Ulisses ou encontrar os monstros e conhecer os homens. In: ALVES, Fernanda Mota; HAMMER, Gerd; LOURENÇO, Patrícia. Identidades em trânsito. V. N. Famalicão: Edições Húmus, 2018, p. 13-25.
SILVA, Maria de Fátima. O Hades e a Pólis: o tema utópico da catábase. Kléos, v. 16/17: p. 13-45, 2012/2013.
STANFORD, William Bedell. The Untypical Hero. In STEINER, George; FAGLES, Robert (org.), Homer. A collection of critical essays. Englewood Cliffs, N. J.: Prentice-Hall, Inc., 1962, p. 122-138.
STANFORD, William Bedell. Homer. Odyssey I-XII. London: Bristol Classical Press, 1996.
STANFORD, William Bedell. Homer. Odyssey XIII-XXIV. London: Bristol Classical Press, 1996.
WEST, Martin Litchfield. The Making of the Odyssey. Oxford: University Press, 2014.
WRIGHT, Matthew. Euripides’ Escape-Tragedies. A study of Helen, Andromeda and Iphigenia among the Taurians. Oxford: University Press, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rui Tavares de Faria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo a publicação licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Os autores e autoras têm permissão e são estimulados(as) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Os autores e autoras dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Literários ou do Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora ou das instituições parceiras.