A construção do ethos em Juvenal
DOI:
https://doi.org/10.34019/2318-3446.2022.v10.38448Palavras-chave:
Juvenal, sátira romana, persona poética, éthos satíricoResumo
Analisamos a construção de autoimagem realizada pela persona poética presente na obra do poeta romano Juvenal, autor de Sátiras, obra composta por dezesseis poemas. O emprego do conceito de persona poética para a análise de sátira romana foi pioneiramente proposto por William Anderson (1982), cujo objetivo foi devolver aos textos satíricos, então reduzidos à fonte biográfica de seus autores, seu estatuto artístico. Partindo da definição de éthos discursivo proposta por Maingueneau (2010), segundo o qual a construção de imagem do locutor é coextensiva a toda enunciação, analisamos como se apresenta a voz que enuncia as sátiras juvenalianas. Seguindo o método de análise de conteúdo proposto por Laurence Bardin (2006), nosso resultado se organiza em quatro categorias principais: a) o autorretrato do poeta de sátira; b) a condenação da riqueza; c) a opinião sobre as mulheres, e d) a descrição da sociedade em declínio.
Downloads
Referências
ANDERSON, William. Essays on Roman Satire. Princeton: Princeton University, 1982.
ARMSTRONG, David. Juvenalis Eques: A Dissident Voice From The Lower Tier of the Roman Elite. In: BRAUND, Susanna;
OSGOOD, Josiah. A Companion to Persius and Juvenal. Malden: Blackwell, 2012. p. 59-78.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2006.
BRAUND, Susanna. Introduction. In: JUVENAL; PERSIUS. Juvenal and Persius. Edited and translated by Susanna Morton Braund. Cambridge: Harvard University, 2004. p. 1-39.
CARMO, Rafael Cavalcanti do. Difficile est saturam bene vertere: os desafios da tradução poética e uma versão brasileira das Sátiras de Juvenal. 2018. 291 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória. 2018.
CASTRO, Marihá Barbosa e. O programa satírico de Pérsio frente à tradição. 2015. 146 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.
CORDEIRO, Iana Lima. A construção da persona satíricana obra de Juvenal. 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Letras Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.
CURTIUS, Ernst Robert. Literatura europeia e idade média latina. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1979.
GRIMAL, Pierre. Dicionário da mitologia grega e romana. Tradução de Victor Jabouille. 5. edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
HIGHET, Gilbert. Juvenal the Satirist: a Study. New York: Oxford University, 1954.
HORÁCIO. Sátiras. Tradução de Antônio Luís Seabra. São Paulo: Edipro, 2011.
JUVENAL. Juvenal and Persius. Edited and translated by Susanna Morton Braund. Cambridge: Harvard University, 2004.
LEITE, Leni Ribeiro; CORDEIRO, Iana Lima. A construção da persona na sátira 6 de Juvenal. Classica, e-ISSN 2176-6436, v. 31, n. 2, p. 89-100, 2018.
LEITE, Leni Ribeiro; CORDEIRO, Iana Lima. A construção satírica no livro I de Juvenal. Calíope: Presença Clássica, ano XXXIV, n. 33, p. 5-25, 2017.
MAINGUENEAU, Dominique. Doze conceitos em Análise do Discurso. São Paulo: Parábola, 2010.
PLAZA, Maria. The Function of Humour in Verse Satire: Laughing and Lying. New York: Oxford University, 2006.
VITORINO, Mônica Costa. Juvenal: o satírico indignado. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Iana Lima Cordeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo a publicação licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Os autores e autoras têm permissão e são estimulados(as) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Os autores e autoras dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Literários ou do Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora ou das instituições parceiras.