O que sabemos sobre Nigídio Maio, dono da Casa de Dioscuri em Pompeia?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-3446.2022.37883

Palavras-chave:

Pompeia, Nigídio, biografia, recepção, Medeia

Resumo

A imagem de Medeia representada no afresco da Casa de Dioscuri nos aponta para a ressignificação e singularidade de sua recepção, quando comparada com o repertório imagético proveniente do mundo grego, cujas imagens apontam para o momento da morte dos filhos. O rico anfitrião descendente dos Nigídio Maio devia receber clientes e magistrados importantes em amplas salas ou em pequeno ambiente privado no interior da residência para discussões confidenciais. O espaço físico desempenha as funções sociais de lazer e de negócio, pois os amici se reclinam para o banquete na ampla sala de recepção localizada perto do jardim e do peristilo. No peristilo se encontram as mais expressivas e luxuosas das decorações, posicionadas estrategicamente para serem vistas pelo visitante e espectador e, ao mesmo tempo, lá se expressava a identidade compartilhada do seu morador. Interessa-nos analisar a trajetória de vida sociopolítica da família Nigídio Maio, donos da Casa de Dioscuri em Pompeia.

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

CANDIDO, M. R. O que sabemos sobre Nigídio Maio, dono da Casa de Dioscuri em Pompeia?. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], p. 3–15, 2022. DOI: 10.34019/2318-3446.2022.37883. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/37883. Acesso em: 26 dez. 2024.