A ordem econômica e a liberdade contratual
Palavras-chave:
direito contratual, Código Civil francês, ordem econômica, liberdade contratualResumo
Correspondendo ao Capítulo II do Título III (Le contrat) do livro Recueil d’etudes sur les sources du droit, en l’hounneur de François Gény: les sources générales des systèmes juridiques actuels (Coletânea de estudos sobre as fontes do Direito, em homenagem a François Gény: as fontes gerais dos sistemas jurídicos atuais), publicado em 1934, este artigo assinado por Georges Ripert (1880-1958) aparece aqui, pela primeira vez, em tradução para o português. Considerado um clássico na literatura jurídica, o artigo possui interesse histórico e, ao mesmo tempo, surpreende por sua atualidade. Pois se, por um lado, alguns instrumentos citados não estão mais em vigor no ordenamento de origem, a lógica das diversas relações contratuais fornece subsídio interessante para reflexão e comparação com a atualidade hodierna do Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Georges Ripert, Letícia Campos de Resende
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo a publicação licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Os autores e autoras têm permissão e são estimulados(as) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Os autores e autoras dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Literários ou do Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora ou das instituições parceiras.