Auta de Souza leitora de Marco Aurélio, o imperador filósofo
Palavras-chave:
Marco Aurélio, Auta de Souza, poesia, resiliênciaResumo
Marco Aurélio, o último estoico da antiguidade, escreveu o livro Meditações. Pregava a busca da tranquilidade pela aceitação dos sofrimentos da vida. Acreditava que o ser humano era formado por corpo, alma e mente. Neste trabalho, pretendeu-se relacionar a influência desse pensador da antiguidade romana à escrita de Auta de Souza, poetisa que viveu no final do século XIX. Foi empregado o método bibliográfico através de pesquisa da obra do filósofo comparada à da poetisa. Utilizou-se também o pensamento de Lírica e Sociedade de Theodor W. Adorno, para a análise do pensamento dos escritores estudados e sua contribuição à posteridade. Os resultados demonstraram que a poetisa sofreu influência do pensamento do imperador na escrita de uma poesia voltada para o conceito atual de resiliência, na superação das adversidades de sua curta, intensa e trágica existência.
Downloads
Referências
AMARAL, F. P. A poesia como doença da alma: uma abordagem do spleen’ no Só. COLÓQUIO/Letras, Lisboa, número 127/128, p.77, 1993.
AURÉLIO, Marco. Meditações. Disponível em: <http://www.psb40.org.br/bib/b36.pdf> Acesso em: 10 out. 2016.
CASCUDO, Câmara. Vida breve de Auta de Souza (1876-1901). Recife: Imprensa Oficial, 1961.
HEGEL, George. Curso de estética: o sistema das artes. Tradução RIBEIRO, Álvaro. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
DELEUZE, Gilles. A imanência: uma vida. Tradução de Alberto Pucheu e Caio Meira. Terceira Margem – Revista do Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura, ano
VIII, nº 11, UFRJ, 2004.
GOMES, Ana Laudelina, Auta de Souza, a noiva do verso. Natal, RN: EDUFRN, 2013.
SOUZA, Auta. Horto, outros poemas e ressonâncias. Obras reunidas de Auta de Souza. (Org.) MEDEIROS, Alvamar; GOMES, Ana Laudelina Ferreira; ARAÚJO, Angelita. Natal: EDUFRN, 2009.
MEUS DICIONARIOS, Dicionário on line. Disponível em:<http://www.meusdicionarios.<com.br/resiliencia> Acesso em: 11 out. 2016.
RODRIGUÉZ, Ricardo Vélez. Disponível em: <http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/CIENTIFICISMO.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Zelia Souza Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo a publicação licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Os autores e autoras têm permissão e são estimulados(as) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Os autores e autoras dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Literários ou do Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora ou das instituições parceiras.