Auta de Souza leitora de Marco Aurélio, o imperador filósofo

Autores

  • Zelia Souza Lopes Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Marco Aurélio, Auta de Souza, poesia, resiliência

Resumo

Marco Aurélio, o último estoico da antiguidade, escreveu o livro Meditações. Pregava a busca da tranquilidade pela aceitação dos sofrimentos da vida. Acreditava que o ser humano era formado por corpo, alma e mente. Neste trabalho, pretendeu-se relacionar a influência desse pensador da antiguidade romana à escrita de Auta de Souza, poetisa que viveu no final do século XIX. Foi empregado o método bibliográfico através de pesquisa da obra do filósofo comparada à da poetisa. Utilizou-se também o pensamento de Lírica e Sociedade de Theodor W. Adorno, para a análise do pensamento dos escritores estudados e sua contribuição à posteridade. Os resultados demonstraram que a poetisa sofreu influência do pensamento do imperador na escrita de uma poesia voltada para o conceito atual de resiliência, na superação das adversidades de sua curta, intensa e trágica existência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zelia Souza Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora

PPG -Letras - Estudos Literários

Referências

ADORNO, Theodor W. Notas de Literatura I. (Org.) TIEDEMANN, Ralf. Tradução ALMEIDA, Jorge, São Paulo: 34 LTDA, 2003.

AMARAL, F. P. A poesia como doença da alma: uma abordagem do spleen’ no Só. COLÓQUIO/Letras, Lisboa, número 127/128, p.77, 1993.

AURÉLIO, Marco. Meditações. Disponível em: <http://www.psb40.org.br/bib/b36.pdf> Acesso em: 10 out. 2016.

CASCUDO, Câmara. Vida breve de Auta de Souza (1876-1901). Recife: Imprensa Oficial, 1961.

HEGEL, George. Curso de estética: o sistema das artes. Tradução RIBEIRO, Álvaro. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

DELEUZE, Gilles. A imanência: uma vida. Tradução de Alberto Pucheu e Caio Meira. Terceira Margem – Revista do Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura, ano
VIII, nº 11, UFRJ, 2004.

GOMES, Ana Laudelina, Auta de Souza, a noiva do verso. Natal, RN: EDUFRN, 2013.

SOUZA, Auta. Horto, outros poemas e ressonâncias. Obras reunidas de Auta de Souza. (Org.) MEDEIROS, Alvamar; GOMES, Ana Laudelina Ferreira; ARAÚJO, Angelita. Natal: EDUFRN, 2009.

MEUS DICIONARIOS, Dicionário on line. Disponível em:<http://www.meusdicionarios.<com.br/resiliencia> Acesso em: 11 out. 2016.

RODRIGUÉZ, Ricardo Vélez. Disponível em: <http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/CIENTIFICISMO.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2016.

Downloads

Publicado

2017-03-17

Como Citar

LOPES, Z. S. Auta de Souza leitora de Marco Aurélio, o imperador filósofo. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 101–110, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/23173. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: XXIV Semana de Estudos Clássicos da UFJF