Contos de mitologia: uma proposta de diálogo entre a formação acadêmica e a extensão através da contação de histórias

Autores

  • Barbara Delgado graduanda em Letras pela UFJF
  • Deborah Evangelista graduanda em Letras pela UFJF
  • Juliana Nascimento graduanda em Letras pela UFJF
  • Luís Dadalti graduando em Letras pela UFJF
  • Mariana Souza Veiga graduando em Letras pela UFJF
  • Dra. Fernanda Cunha Sousa professora da UFJF

Palavras-chave:

contação de histórias, adaptação, estudos clássicos

Resumo

Esta é uma breve apresentação do projeto Contos de Mitologia, com suas fundamentações teóricas, objetivos e resultados pretendidos. Este projeto leva histórias das Metamorfosesde Ovídio a crianças entre cinco e seis anos, e tem como objetivo o despertar nessas crianças o gosto pela experiência narrativa, além de divulgar os Estudos Clássicos e aprimorar a formação acadêmica dos bolsistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDALÓ, A. Didática da Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: alfabetização, letramento, produção de texto em busca da palavra-mundo. São Paulo: FTD, 2000.

BARTHES, R. et al. Análise estrutural da narrativa. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1976.

BARBOSA, T. V. R. A Ilíada em quadrinhos: por uma difusão dos clássicos. Ágora. Estudos Clássicos em Debate, 2013.

BARBOSA, Begma, A leitura dos clássicos na escola: um desafio a ser enfrentado no letramento de jovens. III colóquio internacional sobre letramento e cultura escrita. 2010. Disponível em: http://www.ufjf.br/fale/files/2010/06/Begma-Tavares-Barbosa.pdf. Acessado em: 27 de janeiro de 2015.

BRANDT, A. L.; GUSTSACK, F.; FELDMANN, J. Reflexões sobre a contação de histórias. Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):169-185. 17, 18, 19 de agosto, 2009.

CAVALLO, G.; FEDELI, P.; GIARDINA, A. O espaço literário da Roma antiga. volume 1 – A produção do texto. Belo Horizonte: Tessitura, 2010.

ECHEVERRÍA, R. Ontologia del linguaje. Buenos Aires; Granica: Saez, 2006.

HESÍODO. Teogonia a origem dos deuses. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 1995. Tradução de Jaa Torrano.

________. Os trabalhos e os dias. 3.ed. São Paulo: Iluminuras, 1996. Tradução de Mary de Camargo Neves Lafer.

KAUFMAN, A. M.; RODRÍGUEZ, M. E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

NASO. P. O. Metamorfoses. 2. ed. Lisboa: Cotovia, 2007. Tradução de Paulo Farmhouse Alberto.

RICOEUR, P. Interpretação e ideologias. Rio de Janeiro: F. Alves, 1990. Tradução de Hilton Japiassu.

SARAIVA, J. A. Literatura na escola: propostas para o Ensino Fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SCHOLLES, R.; KELLOG, R. A natureza na narrativa. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1977. Tradução de Gert Meyer.

VALESKA, O. Mimese, poesia e tradição cultural. In: SCRIPTA CLASSICA ONLINE. Literatura, Filosofia e História na Antigüidade. Número 1. Tema: Contestações do Mito. Belo Horizonte: NEAM/UFMG, abril de 2003. http://www.scriptaclassica.hpg.com.br, acessado em: 12 de outubro de 2012.

Downloads

Publicado

2015-08-15

Como Citar

DELGADO, B.; EVANGELISTA, D.; NASCIMENTO, J.; DADALTI, L.; SOUZA VEIGA, M.; CUNHA SOUSA, D. F. Contos de mitologia: uma proposta de diálogo entre a formação acadêmica e a extensão através da contação de histórias. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 225–236, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/23046. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: XXIII Semana de Estudos Clássicos da UFJF