Institutio oratoria VI, 2: poesia e retórica na peroração

Autores

  • Jefferson da Silva Pontes mestrando em Letras Clássicas pela UFJF

Palavras-chave:

Poesia, retórica, Institutio oratoria, Quintiliano

Resumo

Quintiliano, nas primeiras linhas do capítulo II do sexto livro da Institutio oratoria, apresenta-nos dois aspectos da atuação forense que devem estar presentes já na formação dos oradores: 1) o páthos, chamado, em latim, adfectus, que abarca os trabalhos da ordem das paixões e das emoções e 2) o êthos, o qual, para Quintiliano, não tem correspondente na língua latina, e assume os conteúdos acerca do caráter e da moral. Utilizando esses artifícios, os oradores deverão representar o infortúnio dos seus clientes empregando as uisiones, técnica, chamada pelos gregos de phantasia, a qual consiste em representar na mente as imagens das coisas ausentes como se elas estivessem diante dos nossos olhos, a fim de gerar a comoção e dispor o juiz a favor da causa defendida. Nosso interesse consiste em observar como Quintiliano reúne tais contribuições em seu texto e o tratamento desse assunto em sua obra, com base nos seis excertos da Eneida citados diretamente ao longo do segundo capítulo.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARISTÓTELES. Retórica. Trad. de Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. Lisboa: Imprensa Nacional, 1998.

CÍCERO. Retórica a Herênio. Trad. de Ana Paula Celestino Faria e Adriana Seabra. São Paulo: Hedra, 2005.

LEIGH, Matthew. Quintilian on the Emotions (Institutio Oratoria 6 Preface and 1-2). The Journal of Roman Studies, Vol. 94, 2004, pp. 122-140.

SCATOLIN, Adriano. A invenção no ‘De orador’ de Cícero: um estudo à luz de ‘Ad Familiares’ I, 9, 23. Tese de Doutorado. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2009.

QUINTILIANO. Istituzione oratória. Ed. Simone Beta & Elena D’Incerti Amadio.Milão: Mondadori, 1997.

VIRGÍLIO. Eneida. Trad. Agostinho da Silva. (In Virgilio, Obras, trad. Agostinho da Silva, Lisboa, Temas e Debates, 1997) Disponível em http://en.calameo.com/read/000039711f5828b409b20

Downloads

Publicado

2015-08-15

Como Citar

DA SILVA PONTES, J. Institutio oratoria VI, 2: poesia e retórica na peroração. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 190–196, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/23043. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: XXIII Semana de Estudos Clássicos da UFJF