Há vida além da morte no Coliseu?
Palavras-chave:
Poder, violência, espetáculo, poesiaResumo
Um espetáculo no Coliseu é argumento bastante em favor da idéia de que a realidade supera a ficção. O sangue vencido na arena, mais do que horror e violência, representa a consagração do poder imperial, que submete a selvageria, executa o traidor, supera aquele que ousa afrontar a sua superioridade romana. A execução sob o patrocínio do Estado não pretende figurar o teatro da comiseração, mas se fazer afirmação do direito de morte e vida. Será apresentado o poeta Marcial em seus versos de celebração do “Caesareo Amphitheatro”. O Objetivo é buscar entender que relações podem ser estabelecidas entre os valores intrínsecos da poesia e os projetos políticos implícitos na edificação daquele espaço celebrado.
Downloads
Referências
Carcopino, J. (1997) La Vita Quotidiana a Roma, Roma-Bari: Editori Laterza.
Coleman, K. M. (1990) ‘Fatal Charades: Roman Executions Staged as Mythological Enactments’, Journal of Roman Studies 80: 44–73.
Dumézil, Georges (1974) La Religion Romaine Archaïque, Paris: Payot Dupont. F. (1985) L’Acteur-roi, ou, Le Théâtre dans la Rome antique, Paris: Les Belles Lettres
—— (1989) Daily Life in Ancient Rome, trans. C. Woodall, Oxford: Basil Blackwell.
Futrell, Alison (2006) The Roman Games, Malden: Blackwell.
Kyle, Donald G. (1998) Spectacles Of Death In Ancient Rome, New York: Routledge.
Marcial (2004), Epigramas, trad.; José Guillén, Zaragoza: Institución Fernando El católico.
—— (1919) Epigrams, London: Wilian Heinemann.
Reggiani, A. M. (ed.) (1988) Anfiteatro Flavio: immagine, testimonianze, spettacoli, Rome: Edizioni Quasar.
Sánchez, Juan Antonio Jiménez (1998) Poder Imperial y Espectáculos en Occidente durante la Antigüedad Tardía, tesis doctoral, Barcelona: Universidad de Barcelona.
Scullard, H. H. (1981) Festivals and Ceremonies of the Roman Republic, Ithaca: Cornell University Press.
Toynbee, J. M. C. (1971) Death and Burial in the Roman World, Ithaca: Cornell University Press.
Veyne, P. (1990) Bread and Circuses: Historical Sociology and Political Pluralism, abridged with an Introduction by O. Murray, trans. B. Pearce, London: Allen Lane, Penguin (Le Pain et le cirque: Sociologie historique d’un pluralisme politique, Paris: Editions du Seuil, 1976).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo a publicação licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Os autores e autoras têm permissão e são estimulados(as) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Os autores e autoras dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Literários ou do Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora ou das instituições parceiras.