Counting Principles through Problem Solving with Prospective Mathematics Teachers
Keywords:
Educação Matemática, Resolução de Problemas, Formação Inicial de Professores de Matemática, Princípio Aditivo da Contagem, Princípio Multiplicativo da ContagemAbstract
The objective of this paper is to present the report of an experience involving the Addition and Multiplication Principles of Counting, through Problem Solving, with Mathematics undergraduate students. Problem Solving, from the perspective in which problems are considered as starting points for teaching and learning Mathematics, was adopted in a training action, developed by the first author, under the guidance of the second author and supervision of the third author, to develop the aforementioned contents in a Mathematics Teaching Practice subject from a Mathematics Teaching degree program of a public university in the state of Paraná. The prospective teachers were able to experience an approach to mathematical content that converges both the recommendations of official curricular documents regarding the work with this content that they are expected to develop with their students, as well as national curricular guidelines for the preservice teacher education in the methodological aspect of their future practice in the classroom.
Downloads
Metrics
References
ALLEVATO, N. S. G; ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M. (Orgs.). Resolução de Problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014, p. 35-52.
AZEVEDO, E. Q., ONUCHIC, L. R. A Resolução de Problemas na formação inicial de professores de Matemática. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 401–423, 2017. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9925. Acesso em: 3 jul. 2025.
BICALHO, J. B.S.; ALLEVATO, N. S. G.; SILVA, J. F. A Resolução de Problemas na formação inicial: compreensões de futuros professores de Matemática. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–26, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2794. Acesso em: 3 jul. 2025.
BONATO, G. V. Conhecimento matemático para o ensino mobilizado em um planejamento de aula na perspectiva da Resolução de Problemas. 2020. 97 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Londrina, 2020. Disponível em: https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2022/01/Gabriel_PECEM_Dissertacao.pdf. Acesso em: 3 jul. 2025.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 4/2024, de 29 de maio de 2024. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura). Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, p. 26-29, 3 de junho de 2024. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=258171-rcp004-24&category_slug=junho-2024&Itemid=30192. Acesso em: 3 jul. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 3 jul. 2025.
CEBRASPE. Item 109. In: Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos para o cargo de Assistente em Administração. 18 de dezembro de 2016. Disponível em: http://www.cespe.unb.br/concursos/fub_16_1/arquivos/281FUB_009_01.pdf. Acesso em: 3 jul. 2025.
FERREIRA, M F R. Plano de Trabalho I - Análise Combinatória. PROJETO SEEDUC- FORMAÇÃO CONTINUADA. Petrópolis, 2014. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/012016/8140c1f95f90d68a091591350b7ad377.pdf. Acesso em: 3 jul. 2025.
IDECAN. Questão 12. In: Prova Objetiva para o cargo de Agente Fiscal. 28 de maio de 2017. Conselho Regional de Educação Física – 5ª região (CREF 5). Disponível em: https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_prova/74183/idecan-2017-cref-5-regiao-agente-fiscal-prova.pdf. Acesso em: 3 jul. 2025.
MENDES, L. O. R.; PROENÇA, M. C. O Ensino de Matemática via Resolução de Problemas na Formação Inicial de Professores. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. 1–24, 2020. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/189. Acesso em: 3 jul. 2025.
MENDES, L. O. R.; PROENÇA, M. C.; PEREIRA, A. L. As potencialidades da Resolução de Problemas nas pesquisas sobre a formação inicial de professores de Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 821–839, 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6198. Acesso em: 3 jul. 2025.
MOÇO, P. P. Discussões sobre a Resolução de Problemas enquanto estratégia metodológica para o ensino de Matemática. 2013. 114 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Rio Grande, 2013. Disponível em: https://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/4801/Priscila%20Pedroso%20Mo%c3%a7o.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 3 jul. 2025.
NUNES, C. B. Resolução de Problemas: uma proposta didática na formação de professores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 1–17, 2014. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/849. Acesso em: 3 jul. 2025.
ONUCHIC, L. R.; MORAIS, R. S. Resolução de problemas na formação inicial de professores de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 671–691, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/16951. Acesso em: 3 jul. 2025.
PROENÇA, M. C. A Compreensão de Licenciandos em Matemática sobre o Ensino via Resolução de Problemas: análise por meio de uma proposta de formação. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 68, p. 19–35, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/75. Acesso em: 3 jul. 2025.
PROENÇA, M. C. Resolução de problemas: encaminhamentos para o ensino e a aprendizagem de Matemática em sala de aula. Maringá: Eduem, 2018.
RODRIGUES, A. L. Conhecimento Especializado do Professor de Matemática mobilizado em uma disciplina de Prática de Ensino. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Londrina, 2020. Disponível em: https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2022/01/2020_16_12_Andre_Dissertacao_Versao-Final.pdf. Acesso em: 3 jul. 2025.
























