Abordando a geometria presente na brincadeira “Pular elástico”

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Figuras geométricas, Cotidiano, Projeto de extensão

Resumo

Este artigo tem como objetivos apresentar o material didático “Pular elástico: brincando com a geometria”, desenvolvido pelo projeto de extensão “Sem mais nem menos nas escolas” da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e descrever os resultados de suas aplicações. O material foi criado para revisar conceitos geométricos e minimizar dificuldades no aprendizado de figuras geométricas, usando a brincadeira “Pular elástico”. As aplicações do material ocorreram em turmas do 7º ano do Ensino Fundamental e da 2ª série do Ensino Médio, de duas escolas da rede pública de Maceió, Alagoas. Ao todo, participaram 174 estudantes, organizados em 58 grupos. Eles receberam o elástico e a atividade impressa, conheceram um pouco sobre as possíveis origens da brincadeira, compreenderam as regras e os níveis da brincadeira e, após brincar, responderam a um questionário. Apesar dos desafios encontrados nos resultados em relação à identificação de figuras geométricas, a atividade proporcionou momentos de interação e engajamento, ressaltando a importância de aprofundar o estudo dessas formas para uma melhor compreensão de suas propriedades e aplicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ALVES NETO, M. Um estudo sobre geometria no 1.º ciclo: simetria em figuras planas. 2015. 25f. Dissertação (Mestrado em didática das ciências da natureza e da matemática) - Instituto Politecnico do Porto, Portugal, 2015. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/7f42a0b01c4ccd11d231df5991b573e6/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2026366&diss=y. Acesso em: 20 mar. 2025.

BERTI, B. F.; PAULA, I. R. de; DOURADO, M. Z. da S. A importância do brincar: para o processo de aprendizado no ensino fundamental. Revista Científica Unilago, [S. l.], v. 1, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.unilago.edu.br/index.php/revista-cientifica/article/view/295. Acesso em: 19 mar. 2025.

BESERRA SOBRINHA., T.; SANTOS, J. O. dos. O lúdico na aprendizagem: Promovendo a educação matemática. Revista Brasileira de Educação e Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 50–57, 2016. DOI: 10.18378/rebes.v6i1.4124. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4124. Acesso em: 16 mar. 2025.

BOALER, J. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso, 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 22 mar. 2024.

CABRAL, C. J. A importância da Matemática no Cotidiano. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 1, n.1, p. 641-650, 2017. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/matematica/matematica-no-cotidiano. Acesso em: 22 mar. 2025.

CORREIA, N. D. da S.; SANTOS, V. de O.; SILVA, J. M. H. da. Enfeites natalinos: construções matemáticas por meio de dobraduras. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 405–422, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4986. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4986. Acesso em: 20 mar. 2025.

CORREIA, N. D.; SANTOS, S. R.; SANTOS, T. C, dos Matemática nas brincadeiras de infâncias: “Pipa: voando com a geometria”. In: SIMPÓSIO NACIONAL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, 6., 2023, Rio de Janeiro, RJ.Anais [...]. Rio de Janeiro: Unirio: ANPMat, 2023. p. 288-295. Disponível em: https://anpmat.org.br/noticias/anais-6o-simposio-nacional-da-formacao-do-professor-de-matematica. Acesso em: 29 dez. 2024.

COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DAVID, M. M.; MOREIRA, P. C.; TOMAZ, V. S. Matemática escolar, matemática acadêmica e matemática do cotidiano uma teia de relações sob investigação. Acta Scientiae, Canoas, v. 15, n. 1, p. 42-60, jan./abr. 2013. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/349/365. Acesso em: 09 mar. 2025.

FRANÇA, F. G. R.; GOMES, L. de F. Jogos e brincadeiras tradicionais: reflexões e vivências pedagógicas na educação física escolar. Temas em Educação Física Escolar, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 117–125, 2019. DOI: 10.33025/tefe.v4i1.1389. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1389. Acesso em: 16 mar. 2025.

FREIRE, G. G. Elástico. In: Jogos Tradicionais. On-line. Disponível em: https://www.jogostradicionais.org/elastico/. Acesso em: 15 março 2025.

IGNACIO, S. P. S.; DAMAZIO, A. Estudo de tarefas particulares do ensino desenvolvimental do conceito de trapézio. In: Seminário de Educação: conhecimento e processos educativos, 3., 2019, Criciúma. Anais [...]. Criciúma: UNESC, 2019.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a Educação. 17. Ed. São Paulo: Cortez, 2017.

LAPERUTA, É. N.; ADASS, S. E. Iniciação a docência: um relato de experiência nas aulas de educação física sobre o jogo popular com elástico. In: SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANÁ, II. Anais [...], 2014. Foz do Iguaçu, PR. Unioeste, Unila, 2014, p. 1337 – 1340. Disponível em: https://dspace.unila.edu.br/items/4f00c3bb-e878-4784-8868-7892f8a2cdfb. Acesso em: 15 março 2025.

MAIA, D. F.; FARIAS, Álvaro L. P.; OLIVEIRA, M. A. T. de. Jogos e brincadeiras nas aulas de educação física para o desenvolvimento da criança. Cenas Educacionais, [S. l.], v. 3, p. e8623, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/8623. Acesso em: 24 mar. 2025.

MIRANDA, M. F. A. Brincadeira na educação infantil: concepções de profissionais do Município de Messias, AL. 22f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Centro de Educação Maceió, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10568. Acesso em: 20 mar. 2025.

RIGATTI, K.; CEMIN, A. O papel do lúdico no ensino da matemática. Revista Conectus: Tecnologia, Gestão e Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 17, 2021. Disponível em: https://revista.ftec.com.br/index.php/01/article/view/6. Acesso em: 16 mar. 2025.

SANTOS, O. S.; LIMA, K. C. T.; MARTINS, P. B. Atividades pertinentes ao desenvolvimento do pensamento geométrico em uma turma de 3º ano do ciclo de alfabetização. In: SIMPÓSIO NACIONAL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, 6°, 2023, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2023.

SEM MAIS NEM MENOS. Sobre o grupo “Sem mais nem menos”, 2025. Disponível em: https://sem-mais-nem-menos.webnode.page/sobre-o-projeto. Acesso em: 20 mar. 2025.

SANTOS, V. de O.; ALBUQUERQUE, E. da C.; SANTOS, K. T. R.; OLIVEIRA, W. A. Lives no Instagram evolvendo matemática no dia a dia: contribuições do projeto “Sem mais nem menos on-line” para estudantes e professores da Educação Básica. Revista Professor de Matemática Online, v. 9, n.1, p. 57-75, 2021, DOI: 10.21711/2319023x2021. Disponível em: https://pmo.sbm.org.br/wp-content/uploads/sites/5/sites/5/2021/10/art4_PMO_Chamada_Tematica_SBM_FLUXO2021.pdf. Acesso em: 20 mar. 2025.

SILVA, R. R.; MEDEIROS, O. C. Desenho geométrico: presença cotidiana e usabilidade no ensino de Matemática. In: CONEDU — Congresso Nacional de Educação, 2024, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Editora Realize, 2024. p. 1 10. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2024/TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14109_TB5703_27102024235603.pdf. Acesso em: 20 mar. 2025.

SILVA, A. G. S.; SOUSA, F. J. F. de; MEDEIROS, J. L. de. Teaching mathematics: historical aspects. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e488985850, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.5850. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5850. Acesso em: 16 mar. 2025.

SOARES, G. A. de L. As brincadeiras populares na perspectiva das crianças do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura – Educação Física), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências, Bauru, SP, 2024. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/a778d681-d92f-4238-9831-fc18a9f73259/content. Acesso em: 20 mar. 2025.

STAREPRAVO, A. R. Mundo das idéias: jogando com a matemática, números e operações. Curitiba: Aymará, 2009.

Downloads

Publicado

2025-09-21

Como Citar

SANTOS, T. C. dos; MOURA, L. Q. C. de .; SANTOS, V. de O. . Abordando a geometria presente na brincadeira “Pular elástico”. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/48571. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Relatos de Experiência