Aprender a empreender: significados produzidos em uma proposta de educação financeira no novo Ensino Médio

Autores

  • Veronica Borsonelli Marcarini Instituto Federal do Espírito Santo
  • Solange Taranto de Reis Instituto Federal do Espirito Santo https://orcid.org/0000-0003-1599-0636

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2022.v6.38733

Palavras-chave:

Educação Matemática; Educação Financeira Escolar; Novo Ensino Médio; Modelos dos Campos Semânticos

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado realizada pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, cujo objetivo geral é analisar os significados produzidos por estudantes em uma disciplina eletiva do Novo Ensino Médio durante o planejamento e a execução de práticas, no viés da Educação Financeira. Para tal, foram elencados dois objetivos específicos com o propósito de ajudar a alcançar o objetivo geral. A concepção de Educação Financeira assumida é a proposta por Amarildo Melchiades da Silva e Arthur Belford. Para o desenvolvimento das práticas, foi utilizado o material da Estratégia Nacional de Educação Financeira como apoio, além do Modelo dos Campos Semânticos que serviu como base no decorrer de toda a pesquisa. O cenário da pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio e os atores foram os alunos do Ensino Médio, da disciplina Eletiva - Aprender a empreender. Para produção de dados foram utilizados registros em diário de campo, gravações de áudio e vídeo, questionários, observações diretas e observações participantes. Os resíduos de enunciação foram discutidos e analisados com a participação dos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática como parceiros no processo. Vislumbramos uma possibilidade de integração da Educação Financeira Escolar em todas as disciplinas, de modo que não seja trabalhada apenas como um conteúdo isolado, mas sim, como um tema presente no dia a dia da sala de aula.  Como produto educacional, produzimos um caderno de práticas educativas em Educação Financeira Escolar - versão para o professor e versão para o aluno - com sugestões de práticas para a sala de aula envolvendo variados temas da Educação Financeira.

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Biografia do Autor

Veronica Borsonelli Marcarini, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação profissional em Ciências e Matemática- Educimat/IFES.
Professora de rede estadual de ensino Sedu. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-4832-8999. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6619087942919045. E-mail: profveronicabm@gmail.com

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Publicado

2022-12-10

Como Citar

MARCARINI, V. B.; REIS, S. T. de . Aprender a empreender: significados produzidos em uma proposta de educação financeira no novo Ensino Médio. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 6, n. 1, 2022. DOI: 10.34019/2594-4673.2022.v6.38733. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38733. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

30 anos do Modelo dos Campos Semânticos e processos de ensino e de aprendizagem