Uso de sequência didática de matemática para potencializar a aprendizagem de um aluno com Síndrome de Down

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2021.v5.35240

Palavras-chave:

Ensino de Matemática;, Síndrome de Down, Sequência Didática, Aprendizagem Significativa;, Contagem e Adição

Resumo

O presente artigo teve como objetivo investigar as contribuições do uso de Sequências Didáticas de matemática, em especial sobre o conteúdo de contagem e adição para potencializar a aprendizagem de um aluno com Síndrome de Down. Desse modo, neste artigo serão apresentadas as atividades desenvolvidas ao longo de uma Sequência Didática elaborada para um aluno com Síndrome de Down, a fim de potencializar sua aprendizagem no que tange aos conceitos de contagem e adição. Assim, a Sequência Didática contemplou uma abordagem diferenciada utilizando para isso aspectos do interesse e da apreciação do aluno a quem foi destinada, tais como, materiais pedagógicos e a articulação do futebol. A prática do futebol associada ao conteúdo estudado demonstrou ser um recurso fundamental de apoio às ações desenvolvidas, visto que, o aluno possuía um amplo interesse relacionado a esse esporte, sendo, portanto, um canal essencial para motivação no processo de ensino e aprendizagem. Por meio da observação aliada à reflexão no decorrer das atividades, foi possível verificar que a introdução de temáticas apreciadas pelo aluno promoveram o interesse e contribuíram  para a aprendizagem. Isso evidencia a necessidade do professor partir de ações que visam os interesses dos alunos para promover uma aprendizagem agradável e significativa.

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Publicado

2021-10-31

Como Citar

MADURO, C. B. .; ALVES RODRIGUES, P. A. Uso de sequência didática de matemática para potencializar a aprendizagem de um aluno com Síndrome de Down . Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.34019/2594-4673.2021.v5.35240. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35240. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Matemática para a Educação Infantil