Da sociedade à sala de aula: entre a evolução tecnológica e os desafios educacionais

Autores

  • Vanuza Camargo Durães NuPeQ/ASPAS/TeDiMEM https://orcid.org/0000-0002-8956-3795
  • Edilene Simões Costa dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Palavras-chave:

Tecnocentrismo, Alfabetização Semiótica, Formação Docente, Ensino de Matemática, Inserção Digital

Resumo

O artigo analisa a trajetória da inserção das tecnologias no ensino de matemática no Brasil, desde o período da Guerra Fria, até a atualidade (1980-2000). Se inicia do Movimento da Matemática Moderna e das trocas internacionais ocorridas mesmo durante a Ditadura Militar, como visitas de teóricos ao país e projetos com apoio do MEC. O texto destaca programas como ProInfo, criados com o intuito de promover o usa da informática na educação básica, além da importância da formação docente voltada para o uso dessas ferramentas. Ainda assim, os resultados nem sempre foram positivos, revelando desafios como o tecnocentrismo e o analfabetismo semiótico, que comprometem a compreensão dos conteúdos matemáticos mediados por tecnologia. É defendido por meio destes que a presença tecnológica não deve se restringir ao uso instrumental, mas exige uma formação crítica que considere os aspectos simbólicos e cognitivos envolvidos na aprendizagem digital. Com base em autores como Santaella, Vieira Pinto e Costa e Silva, é feita uma análise sobre o uso acrítico das tecnologias e a necessidade de superar a visão de que elas, por si só, solucionam os problemas educacionais. Por fim, o artigo propõe uma reflexão sobre a urgência em se repensar as estratégias de ensino, considerando os avanços tecnológicos, mas sem desconsiderar a complexidade da educação e da formação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia R. da; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

BRASIL. FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. (org.). ProInfo. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/proinfo. Acesso em: 03 dez. 2024.

BUENO, Eduardo (Org.). História do Brasil. Rio de Janeiro: Zero Hora/RBS Jornal, 1999.

COSTA E SILVA, Gildemarks. Tecnologia, educação e tecnocentrismo: as contribuições de Álvaro Vieira Pinto. RBEP, Brasília, v. 94, n. 238, p. 839-857, set/dez de 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/8yzpyFXhFS3bHdpCRsgGRtH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 03 dez. 2024.

DURÃES, Vanuza Camargo. Histórias em Quadrinhos e o uso de smartphones em sala de aula de Matemática: uma proposta, várias possibilidades. 2021. 192 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós - Graduação em Educação Matemática, INMA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2021.

HEALY, L.; JAHN, A. P.; FRANT, J.B. Digital techonologies and the challenge of constructing and inclusive school mathematics. ZDM (Berlin. Print), v.42, p. 393 - 404, 2010.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012.

LOGO. Wikipedia. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Logo>. Acesso em: 03 de dezembro de 2024.

MARTINS, Ronei Ximenes; FLORES, Vânia. A implantação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo): revelações de pesquisas realizadas no Brasil entre 2007 e 2011. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 96, n. 244, p. 114-133, jan./abr. 2015. Disponível em: https://estadoconhecimento.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1615. Acesso em: 21 abr. 2025.

NASCIMENTO, João Kerginaldo Firmino do. Informática aplicada à educação. Brasília: UnB, 2009.

ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. O Movimento Matemática Moderna. In: GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; SOUZA, Luzia Aparecida de. Elementos da História da Educação Matemática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. 384 p.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação Ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

Downloads

Publicado

2025-09-20

Como Citar

DURÃES, V. C.; SANTOS, E. S. C. dos. Da sociedade à sala de aula: entre a evolução tecnológica e os desafios educacionais. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/48402. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos