A Educação Financeira nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática ofertados nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Autores/as

  • Caroline de Melo Ferreira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus são Paulo https://orcid.org/0000-0002-5455-6923
  • Enio Freire de Paula Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Pres. Epitácio (IFSP/PEP) https://orcid.org/0000-0003-0395-4689

Palabras clave:

Educação Financeira, Disciplina, Referenciais Bibliográficos, Mapeamento, Instituto Federal

Resumen

Este artigo objetiva mapear, descrever e analisar como a temática da Educação Financeira consta nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Matemática (LM) ofertados pelos Institutos Federais em Educação, Ciência e Tecnologia (IF) das regiões Sudeste e Sul. De início, partiu-se de um repositório publicizado, em 2021, por um grupo de pesquisadores da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, que realizou o mapeamento dos cursos que estavam adequados às Diretrizes Curriculares Nacionais publicadas em 2015 e que, na ocasião, ainda em vigor (Resolução CNE/CP 02/2015). Mediante as recentes alterações das, até recentemente, consideradas novas diretrizes, publicadas entre 2019 e 2020, realizou-se uma busca no sentido de atualizar os PPC disponíveis em 2024. Sendo assim, de caráter qualitativo e inventariante, esta pesquisa reúne um corpus de 39 PPC de IF dos quais foram identificados 68 componentes curriculares voltados à discussão da Educação Financeira (EF) na formação inicial de professores de matemática. A partir desse quantitativo, foram construídos quatro agrupamentos de modo a organizar as perspectivas de discussão ali presentes, a saber:  Educação Financeira, Matemática Financeira, Educação & Matemática Financeira e Outros Títulos; e se realizou uma leitura crítica dos materiais bibliográficos que subsidiam os componentes curriculares. Os resultados destacam que: (i) embora de presença ainda tímida, o processo de reformulação proporcionou a ampliação de discussões da EF e (ii) há uma sinalização, ainda incipiente, de reflexões a respeito dessa temática em contextos formativos que envolvem o campo das disciplinas das Práticas Pedagógicas e o desenvolvimento da curricularização da extensão.

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Biografía del autor/a

Caroline de Melo Ferreira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus são Paulo

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Paulo (IFSP/SPO). Licenciada em Matemática pelo IFSP, campus Guarulhos (IFSP/GRU). Atualmente é docente da área de Matemática no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)

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Publicado

2025-01-30

Cómo citar

FERREIRA, C. de M.; PAULA, E. F. de . A Educação Financeira nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática ofertados nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45522. Acesso em: 31 ene. 2025.