O estudo das parábolas no ensino médio: relato de uma experiência multimídia

Autores/as

Palabras clave:

Maquete, GeoGebra, Vídeos, Investigação, Matemática

Resumen

O presente relato de experiência trata de uma atividade prática e investigativa para estudo da função polinomial do 2º grau utilizando recursos multimídia (maquete, GeoGebra e produção de vídeos curtos) realizada com estudantes do 1º ano do Ensino Médio, no componente curricular de Matemática, em um colégio da rede estadual de ensino da Bahia. O objetivo foi aplicar os conceitos das parábolas, zeros e vértice da função em situações concretas, alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados indicaram para uma participação mais ativa dos estudantes, envolvendo processos criativos, investigativos e comunicativos que proporcionaram para uma aprendizagem mais significativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Renan Pereira Santos, SEE - Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Professor efetivo da rede estadual de ensino da Bahia.

Citas

BORBA, M. de C.; XAVIER, J. F. Vídeos curtos na perspectiva dos seres-humanos-com-mídias e da Teoria da Atividade. INTERMATHS, v. 3, n. 2, p. 01-14, 2022. DOI: https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i2.11869. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths/article/view/11869. Acesso em: 27 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 14 jun. 2024.

LÉVY, P. O que é virtual? Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

SANTOS, R. P.; PIRES, F. de C.. Possibilidades de Ampliação da “Sala de Aula” e de Aprimoramento de Práticas Matemáticas com o Auxílio das Tecnologias Digitais. Educação Matemática Em Revista, v. 28, n. 78, p. 72-90, 2023. https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.2681. Disponível em: http://www.sbemrevista.com.br/revista/index.php/emr/article/view/2681. Acesso em: 11 jun. 2024.

SILVA, E. M. da. Maquete como Recurso Didático no Ensino de Geografia. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Instituto Federal de Minas Gerais, Ouro Preto, 2012. Disponível em: https://geografiaifmg.wordpress.com/wp-content/uploads/2013/11/edina-maria-da-silva.pdf. Acesso em: 08 jun. 2024.

SKOVSMOSE, O. Um convite à educação matemática crítica. Campinas: Papirus, 2014.

Publicado

2024-07-21

Cómo citar

SANTOS, R. P. O estudo das parábolas no ensino médio: relato de uma experiência multimídia. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/44879. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência