Uma sequência didática para o ensino de limite e continuidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.39325

Palabras clave:

Educação Matemática, Limite, Continuidade, Cálculo, Sequência Didática

Resumen

O presente artigo trata da análise de uma sequência didática visando o ensino de limite e continuidade de funções de uma variável real a valores reais. A sequência foi realizada por meio remoto com a participação de 20 discentes do curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade pública do Amazonas. Para a elaboração de tal sequência foi utilizada a definição de sequência didática proposta por Zabala (1998). Os dados foram coletados a partir de observações, questionários online, filmagens e registro de interações. Considerando a participação e o desempenho dos discentes e as dificuldades intrínsecas do ensino remoto, especialmente de conceitos não elementares do Cálculo, podemos concluir que a sequência didática proposta neste estudo mostrou indícios de que pode contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem de limite e continuidade de funções. Como perspectiva de estudos futuros, vislumbramos a análise da aplicação desta sequência didática no ensino presencial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Roberta dos Santos Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Licenciatura em Matemática e Bolsista de Iniciação Científica - FAPEAM

Citas

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Editora UFPR, 2007.

ANACLETO, G. M. C. Uma investigação sobre a aprendizagem do Teorema Fundamental do Cálculo. Dissertação (Mestrado), Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2007.

ANTON, H.; DAVIS, S. Cálculo. Tradução: Claus Ivo Doering. Porto Alegre: Bookman. v.1, 1a ed., 2014.

BARBOSA, M. A. O Insucesso no ensino e aprendizagem na disciplina Cálculo Diferencial e Integral. Dissertação (Mestrado), Pontifícia Universidade Católica, Curitiba, 2004.

BROUSSEAU, G. Theory of Didactical Situations in Mathematics: Didactique des mathematiques 1970-1990. In: Balacheff, N.; Cooper, M.; Sutherland, R.; Warfield, V. (trans and eds.). Dordrecht: Kluwer Academic Publishers,. 2002.

CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto alegre: Artmed, 2010.

DE OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo; RAAD, Marcos Ribeiro. A existência de uma cultura escolar de reprovação no ensino de Cálculo. Boletim Gepem, n. 61, p. 125-137, 2012.

ELON, L. Curso de Análise. Rio de Janeiro: Projeto Euclides IMPA, v.2, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Sequência didática interativa no processo de formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2013.

ROBERT, A.; SPEER, N.. Research on the teaching and learning of calculus/elementary analysis. In: The teaching and learning of mathematics at university level. Dordrecht: Springer, 2001. p. 283-299.

STEWART, J.. Cálculo. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, v. 1, 2016.

THIOLLENT, M.. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1985.

ZABALA, Antoni. A prática educativa como ensinar. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Reimpressão 2010. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

FEITOSA, F. E. da S.; RODRIGUES, R. dos S. Uma sequência didática para o ensino de limite e continuidade. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.34019/2594-4673.2023.v7.39325. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/39325. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência