Ensino-Aprendizagem da Matemática por meio da Proposição de Problemas: uma proposta metodológica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2022.v6.38476

Palabras clave:

Metodologia de ensino-aprendizagem, Proposição de problemas, Estratégias com uso de problemas, Trabalho pedagógico, Aprendizagem significativa

Resumen

Este artigo é um recorte da tese de doutoramento em andamento, na qual a formulação de problemas por estudantes dos anos finais do ensino fundamental constitui o objeto de investigação. O estudo compreendendo a abordagem qualitativa de natureza teórica, caracterizado como exploratório, objetivou formular uma metodologia para o trabalho pedagógico nas aulas de matemática, e, especificamente, definir e descrever uma proposta metodológica de ensino-aprendizagem a partir do uso de problemas e as estratégias que a compõem. Apoiou-se a construção teórica, conceitual e descritiva na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (2003); na literatura específica, em sua maioria, sobre a resolução de problemas; e no movimento bidirecional cíclico sintetizado, previamente, a partir do estudo e resultados encontrados na pesquisa de revisão sistemática empreendida para a tese (TEIXEIRA; MOREIRA, 2022). Como resultado obteve-se a constituição da Metodologia de Ensino-Aprendizagem da Matemática por meio da Proposição de Problemas e das estratégias didáticas que a compõem: formulação, reformulação, elaboração, resolução de problemas e problematização, a partir da qual apresentou-se uma possibilidade de estruturação para o trabalho pedagógico nas aulas de matemática e para intervenção da pesquisa de campo da tese citada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Geraldo Eustáquio Moreira

Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (PNPD/Capes: 88887.463536/2019-00, 2020) e Doutor em Educação Matemática – PUCSP (2012); Universidade de Brasília – UnB, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE; Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Citas

ALLEVATO, N. S. G; ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem-avaliação de matemática: por que através da resolução de problemas. In: ONUCHIC, L. R. et al. (org.). Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco, 2014. p. 35-52.

ALTOÉ, R. O. Formulação de problemas do campo conceitual multiplicativo no ensino fundamental: uma prática inserida na metodologia de resolução de problemas. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.

ANDERSON, L. W. et. al. A taxonomy for learning, teaching and assessing: a revison of Bloom’s Taxonomy of Educational Objectives. Nova York: Addison Wesley Longman, 2001. 336 p.

ANDRADE, S. Ensino-aprendizagem de matemática via exploração de problemas, exploração, codificação e descodificação de problemas e a multicontextualidade da sala de aula. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 1998.

ANDRADE, S. A pesquisa em educação matemática, os pesquisadores e a sala de aula: um fenômeno complexo, múltiplos olhares, um tecer de fios. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

ANDREATTA, C. Aprendizagem matemática através da elaboração e resolução de problemas em uma escola comunitária rural. 2020. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2020.

AUSUBEL, D. P. The psychology of meaningful verbal learning. Nova Iorque: Grune & Stratton, 1963.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Tradução: Lígia Teopisto. Lisboa, Portugal: Plátano Edições Técnicas, 2003.

BRANCA, N. A. Resolução de problemas como meta, processo e habilidade básica. In: KRULIK, S.; REYS, R. E. (org.). A resolução de problemas na matemática escolar. Tradução: Hygino H. Domingues, Olga Corbo. São Paulo: Atual, 1997. p. 4-12.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática - ensino de 5.ª a 8ª séries. 2. ed. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 2 fev. 2022.

BRITO, M. R. F. Alguns aspectos teóricos e conceituais da solução de problemas matemáticos. In: BRITO, M. R. F. (org.). Solução de problemas e a matemática escolar. 2. ed. Campinas, SP: Alínea, 2010. p. 15-44.

CAI, J.; HWANG, S. Learning to teach through mathematical problem posing: Theoretical considerations, methodology, and directions for future research. International Journal of Educational Research, v. 102, p. 101391, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2019.01.001. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0883035518318093

Acesso em: 10 jul. 2021.

DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. 12. ed. São Paulo: Ática, 2003.

DANTE, L. R. Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2009.

DINIZ, M. I. Resolução de problemas e comunicação. In: SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 87-98.

HATFIELD, L. Heuristical emphases in the instruction of mathematical problem solving: Rationales and research. In: HATFIELD, L.; BRADBARD, A. Mathematical problem solving: papers from a research workshop. Columbus, OH: ERIC Clearinghouse for Science, Mathematics and Environmental Education, 1978. p. 21-42.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LAKATOS, E. V.; MARCONI, E. M. A. Fundamentos da metodologia científica. 9. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2021.

MEDEIROS, K. M. Investigando a formulação e a resolução de problemas matemáticos na sala de aula: explorando conexões entre escola e universidade. 2013. (Resumo Expandido). Disponível em: https://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgecm/capes/

. Acesso em: 14 abr. 2022.

MOREIRA, G. E.; MANRIQUE, A. L. Educação Matemática Inclusiva: diálogos com as teorias da atividade, da aprendizagem significativa e das situações didáticas. São Paulo: Livraria da Física, 2019.

ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 199-220.

ONUCHIC, L.; ALLEVATO, N. S. G. Novas Reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A.; BORBA, M. (org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo, Cortez, 2005. p. 213-231.

ONUCHIC, L.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73–98, 2011. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/2912/291223514005.pdf. Acesso em: 18 jul. 2021.

POLYA, G. How to solve it. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1945.

SCHROEDER, T. L.; LESTER, F. K. Developing understanding in mathematics via problem solving. In: TRAFTON, P. R.; SHULTE, A. P. (org.). New directions for elementary school mathematics. Reston: NCTM, 1989. p. 31-42.

SOUZA, S. A. A formulação e resolução de problemas geométricos com base em sólidos geométricos. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Paraíba, 2016.

SMOLE, K.S.; DINIZ, M. I. Ler e aprender matemática. In: SMOLE, K. C. S.; DINIZ, M. I. (org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 69-86.

TEIXEIRA, C. J.; MOREIRA, G. E. A proposição de problemas como estratégia de aprendizagem da Matemática: Uma ênfase sobre efetividade, colaboração e criatividade. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.

TEIXEIRA, C. de J.; MOREIRA, G. E. Formulação de problemas de matemática: itinerário das produções acadêmicas brasileiras no período de 2011 a 2020. Revista Prática Docente, v. 7, n. 2, p. e22025, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22025.id1495. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/1495 Acesso em: 27 jun. 2022.

VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução de Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Publicado

2022-09-08

Cómo citar

TEIXEIRA, C. de J.; MOREIRA, G. E. . Ensino-Aprendizagem da Matemática por meio da Proposição de Problemas: uma proposta metodológica. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 6, n. 1, 2022. DOI: 10.34019/2594-4673.2022.v6.38476. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38476. Acesso em: 22 nov. 2024.