Geometria Sintética: investigação por meio de demonstrações visuais
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2022.v6.36468Palabras clave:
Geometria Sintética; Visualização; Atividade piloto; ArgumentaçãoResumen
Neste artigo, apresenta-se uma investigação, de cunho qualitativo, realizada com doze estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual no Rio Grande do Sul, a qual teve por objetivo investigar o uso do software GeoGebra nas demonstrações visuais em Geometria Sintética. Foi realizada em laboratório de informática e a coleta de dados foi obtida pelos registros das construções feitas pelos estudantes, analisando-se os protocolos existentes no próprio software. A atividade consistiu de um teorema específico de geometria plana e serviu de projeto piloto para a primeira autora elaborar os instrumentos de investigação que serviram para pesquisa posterior constante de uma dissertação de mestrado profissional concluída. Os resultados deste projeto mostraram ser possível explorar habilidades visuais no GeoGebra para obter demonstrações sintéticas de teoremas e propriedades em Geometria.
Descargas
Métricas
Citas
BARBOSA, J. L. M. Geometria Euclidiana Plana. Rio de Janeiro: SBM, 2005.
BORBA, M. de C.; PENTEADO, M. Informática e Educação Matemática 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARNEIRO, J. P. Q. Pesquisa de lugares geométricos com o auxílio da Geometria Dinâmica. Revista do Professor de Matemática, São Paulo, n. 61, p 4 – 8. 2006.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
GERÔNIMO, J. R.; BARROS, R. M. de O. Geometria Euclidiana plana: um estudo com o software GeoGebra. Maringá: Eduem, 2010.
GRAVINA, M. A.; Os ambientes de Geometria Dinâmica e o Pensamento Hipotético dedutivo, tese de doutorado. Porto Alegre, RS, UFRGS, 2001.
GRAVINA, M. A. et al. Matemática, mídias digitais e didática: tripé para formação de professores de matemática. Porto Alegre: Evangraf, 2012.
IEZZI, G. Fundamentos de Matemática Elementar: Trigonometria. São Paulo: Atual, 2006.v. 3.
KLEIN, F. Matemática Elemental desde un punto de vista superior. Trad. Roberto Araújo. Madrid: Biblioteca Matemática, 1927.
LAKATOS, E. M; MARCONI, M. de A. Fundamento de Metodologia Cientifica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
NASSER, L.; TINOCO, L. Curso básico de geometria: enfoque didático. 3 ed. Rio de Janeiro: UFRJ/IM Projeto Fundão, 2004.
OLIVEIRA, L. de. Tratado de Metodologia Científica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. 3 ed. Revista e ampliada. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
REZENDE, E. Q. F. Geometria Euclidiana plana e Construções geométricas/ Eliane Quelho Frota Rezende e Maria Lúcia Bontorim de Queiroz – Campinas, SP: Editora da Unicamp: São Paulo, 2000.
RICH, B. Teoria e problemas de geometria. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2003. (coleção Schaun)
SANTOS, A. R. dos. Construções Concretas e Geometria Dinâmica: Abordagens Interligadas para o Estudo de Cônicas. São Carlos, SP: SBMAC, 82 p. 2009.
SEVERIANO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico, 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.