Balançar no Parquinho: uma análise para o ensino de matemática na Educação Infantil

Autores

  • Silvia Regina da Silva Cassimiro
  • Edvonete Souza de Alencar Universidade Federal da Grande Dourados
  • Rosemary Borin Cavalheiro

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2021.v5.35197

Palavras-chave:

Brincadeira, Conhecimento Especializado., Educação Infantil., Aprendizagem, Matemática

Resumo

Neste artigo discutiremos a capacidade de desenvolvimento das funções de equilíbrio, noções espaciais e temporais do aluno por meio da brincadeira “balançar no parquinho” sob as concepções de Deborah Ball nos aspectos de Fischbein, com objetivo de identificar comportamentos matemáticos e se há interação ou não, destes aspectos durante a realização desta atividade. Como instrumento de análise, será utilizada a brincadeira “balançar no parquinho” e será fundamentada nos três aspectos de Fischbein para o ensino de matemática: formal, algorítmico e intuitivo, além de enfatizar a importância do Conhecimento especializado do professor de Educação Infantil que ensina matemática segundo as concepções de Deborah Ball, bem como analisar seu conhecimento matemático e a aplicação de técnicas estratégicas no exercício da docência. Utilizou-se como ferramenta de observação a brincadeira de balanço, tendo em vista que esta é muito utilizada nas atividades recreativas da Educação Infantil, além de ser muito prazerosa e de fácil acesso, já que se encontra disponível na maioria dos Centros de Educação Infantil do Brasil. Por meio das observações constatou-se que a mesma contribui para a aprendizagem matemática dos alunos da Educação Infantil, pois permite que desenvolvam noções espaciais, de força, velocidade  e tempo por meio de interações  e da socialização  com seus pares.

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Referências

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Publicado

2021-10-31

Como Citar

REGINA DA SILVA CASSIMIRO, S.; SOUZA DE ALENCAR, E.; BORIN CAVALHEIRO, R. . Balançar no Parquinho: uma análise para o ensino de matemática na Educação Infantil . Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.34019/2594-4673.2021.v5.35197. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35197. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Matemática para a Educação Infantil