Um marco teórico para o Conhecimento Especializado de Professores de Matemática (Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge – MTSK)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2021.v5.34290

Palabras clave:

MTSK, Conhecimento especializado, Conhecimento profissional, Professor de Matemática, Marco teórico

Resumen

O conhecimento profissional dos professores figura cada vez mais como ponto central em pesquisas no âmbito educacional. Nesse cenário, e partindo de avanços em relação a modelos anteriores de tipificação de conhecimentos docentes, como o de Shulman e o do grupo liderado por Débora Ball, uma equipe de pesquisadores sob o liderança de José Carrillo elaborou uma proposta de tipologia do conhecimento especializado de professores de Matemática, conhecida por sua nomenclatura em inglês Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge, ou, simplesmente, MTSK. Esse modelo, cada vez mais difundido em pesquisas da área de Educação Matemática, estrutura-se em dois grande domínios e seis subdomínios, compostos por categorias e indicadores, que balizam a discussão em torno de quais saberes necessita o professor de Matemática. A obra aqui resenhada, Un marco teórico para el conocimiento especializado del profesor de matemáticas, de autoria de Carrillo e seus companheiros, publicada em 2014, estabelece as bases teóricas, sobretudo epistemológicas, que fundamentam a categorização desse modelo teórico-metodológico de investigação sobre conhecimentos profissionais especializados para a docência em Matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content Knowledge for Teaching: What Makes It Special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, nov. 2008. Disponível em https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0022487108324554. Acesso em 13 mar. 2019.

CARRILLO, J.; CONTRERAS, L. C.; ESCUDERO, D.; FLORES-MEDRANO, E.; MONTES, M. (Eds.). Un marco teórico para el conocimiento especializado del profesor de matemáticas. Huelva: Universidad de Huelva, 2014.

KILPATRICK, J.; SPANGLER, D. A. Educating Future Mathematics Education Professors. In: ENGLISH, L. D. e KIRSHNER, D. (Ed.). Handbook of International Research in Mathematics Education. New York: Routledge, p. 297-310, 2015.

MORIEL JUNIOR, J. G.; DUARTE, E. B. Mapeamento global da produção sobre Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge no Google Scholar até 2019. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, p. e71191110526, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/10526. Acesso em: 20 dez. 2020.

SHULMAN, L. S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986. Disponível em http://www.itp.wceruw.org/documents/Shulman_1986.pdf. Acesso em 13 mar. 2019.

Publicado

2021-07-27

Cómo citar

MELO, C. I. B. de; GOMES MORIEL JUNIOR, J. Um marco teórico para o Conhecimento Especializado de Professores de Matemática (Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge – MTSK). Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.34019/2594-4673.2021.v5.34290. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/34290. Acesso em: 22 nov. 2024.