O sistema financeiro nacional apresentado em um livro de educação financeira
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2020.v4.31035Palabras clave:
Educação financeira, Sistema financeiro nacional, Análise documental.Resumen
A finalidade deste artigo é apresentar um recorte dos resultados da pesquisa “Um estudo sobre educação financeira” que tem como um dos seus objetivos traçar o panorama dos assuntos tratados sobre esta questão. Metodologicamente, consiste em um trabalho documental. Após estudar o modelo conceitual do letramento financeiro apresentado por Hung, Parker e Yoong, fizemos uma análise no livro Educação Financeira nas Escolas, Bloco 3, Ensino Médio que pertencente ao programa do governo, para entender quais são os conteúdos tratados e quais as competências propostas pelos autores. Aqui apresentamos a categoria denominada Sistema financeiro nacional e as três competências recomendadas por eles. Como concluímos existir uma limitação das competências que poderiam ser desenvolvidas, adaptamos outras três competências do material do Jump$tart relacionada à literacia financeira pessoal.
Descargas
Métricas
Citas
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm
Acesso em: 09 jun. 2020.
BRASIL, B. C. Composição e segmentos do Sistema Financeiro Nacional. Banco Central do Brasil. Brasília, DF. [2018?]. Disponível em:
https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/legado?url=https:%2F%2Fwww.bcb.gov.br%2Fpre%2Fcomposicao%2Fcomposicao.asp. Acesso em: 01 maio de 2020.
BRASIL. Quem somos. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Rio de Janeiro. [ 2017?]. Disponivel em: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/quem-somos . Acesso em: 20 maio 2020.
CONEF. Educação financeira nas escolas: ensino médio, bloco 3. Livro do aluno.1ª Edição Revisada. Ministério da Educação. Brasília. 2013. Disponível em: http://www.vidaedinheiro.gov.br/em-livro3/ Acesso em: 20 set. 2018.
______ . ______. Livro do professor. 1ª Edição Revisada. Ministério da Educação. Brasília. 2013. Disponível em: https://issuu.com/edufinanceiranaescola/docs/livro-professor-bloco3?e=11624914/49399050. Acesso em: 10 maio 2020.
ENEF. Proposta pedagógica. AEF Brasil. 2017. Disponível em:
https://www.vidaedinheiro.gov.br/proposta-pedagogica/ . Acesso em: 10 maio 2020.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos, 3ª Edição. Campinas, São Paulo: Autores Associados. 2009.
HUNG, Angela A., PARKER, Andrew M. YOONG, Joanne. Defining and Measuring Financial Literacy. RAND Labor and Population. 23 set. 2009. Disponível em:
https://www.rand.org/content/dam/rand/pubs/working_papers/2009/RAND_WR708.pdf Acesso em: 26 maio 2020.
JUMP$TART. National Standards in K-12 Personal Finance Education. 4th edi. Washington. 2017. Disponível em: https://3yxm0a3wfgvh5wbo7lvyyl13-wpengine.netdna-ssl.com/wp-content/uploads/2018/01/2017_NationalStandardsBook.pdf. Acesso em: 10 maio 2020.
OLIVEIRA, A. P.; MANRIQUE, A. L. Currículo de Estrutura Algébrica Grupo: análise preliminar de um livro didático. Tangram: Revista de Educação Matemática, Dourados, Mato Grosso do Sul, v.1, n. 2, p. 02 – 17, 2018. Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/viewFile/7318/4457. Acesso em: 26 set. 2019.