Análise de erros: robótica educacional e raciocínio proporcional
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2017.v1.26210Palabras clave:
Educação matemática, Robótica Educacional, Análise de erros, Raciocínio proporcional, Observatório da EducaçãoResumen
Nosso artigo diz respeito a um estudo de pesquisa sobre uso de kits de Robótica Educacional com relação ao raciocínio proporcional. Buscamos responder a viabilidade, se alguma, de se utilizar Robótica Educacional em aulas de Matemática. Em caso afirmativo, em que medida o seu uso auxilia a aprendizagem. Tomamos análise de erros como nosso norte analítico. A pesquisa de campo se deu em três etapas ao longo de quatro dias com dezenove alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Campina Grande, Paraíba. A primeira etapa buscou identificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca da Matemática. Já a segunda versou sobre ambientação e aplicação de uma proposta didática desenvolvida. E a etapa final implicou na aplicação de um Questionário Final, objetivando identificar as possíveis mudanças nos conhecimentos dos alunos. A proposta didática desenvolvida contém duas partes abordando Geometria e Raciocínio Proporcional, respectivamente, sendo parte I com apenas uma atividade e parte II com três. Em nosso artigo, apresentamos e discutimos duas das três atividades realizadas por um trio entre os dezenove alunos com relação à parte II de nossa proposta didática. A partir de nossos resultados, de modo geral, o trio de alunos teve um desempenho satisfatório. Podemos afirmar que Robótica Educacional é um recurso motivador e pode auxiliar nas aulas de Matemática. Destacamos que professores ao fazer uso de kits de Robótica Educacional em suas aulas devem ter cuidado e percepção que nem sempre poderão utilizá-los, para determinados conteúdos matemáticos, pois Robótica Educacional tem suas limitações.
Descargas
Métricas
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edição 70, 1979.
BARICHELLO, L. Análise de resolução de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita. Dissertação Mestrado em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, 2008.
BOGDAN, R. C., BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Portugal, 1994.
BRASIL. MEC. SEMTEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 1998.
CABRAL, C. P. Robótica educacional e resolução de problemas: uma abordagem microgenética da construção do conhecimento. Dissertação de Mestrado em Educação, Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011.
CAVALCANTE, T. F. O uso da Robótica Educacional na Matemática: Análise de Erros por alunos do 8o ano do Ensino Fundamental. Monografia (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática), Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba, 2016.
COSTA, P. C.; OLIVEIRA, E. S. de; COSTA, G. F. da; CAVALCANTE, T. F.; LINS, A. F. Robótica Educacional: uma reflexão sobre seu uso em escolas públicas paraibanas. IX Encontro Paraibano de Educação Matemática. VIII EPBEM, UEPB, Campina Grande, 2014a.
COSTA, G. F. da; OLIVEIRA, E. S. de; COSTA, P. C.; LIMA, V. B. de; LINS, A. F. Refletindo as perspectivas dos alunos de uma escola pública da Paraíba inseridos em um ambiente robótico para aprendizagem matemática. IX Encontro Paraibano de Educação Matemática. VIII EPBEM, UEPB, Campina Grande, 2014b.
COSTA, G. F. da; OLIVEIRA, E. S. de; COSTA, P. C.; CAVALCANTE, T. F.; LINS, A. F. Desenvolvendo conceitos geométricos no Ensino Fundamental II a partir de um ambiente robótico. II Congresso Nacional de Educação. II CONEDU, Campina Grande, Paraíba, 2015.
CURY, H. N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte. Autêntica, 2007.
D’ABREU, J. V. V. et al. Robótica educativa/pedagógica na era digital. II Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, 2012.
FELTES, R. Z. Análise de Erros em potenciação e radiciação: Um estudo com alunos de ensino fundamental e médio. Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, Porto Alegre, Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007.
LIMA, V. B. de; OLIVEIRA, E. S. de; COSTA, P. C.; CAVALCANTE, T. F.; LINS, A. F. Um olhar sobre o uso da Robótica Educacional no Curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEPB. I Congresso Nacional de Educação. I CONEDU, Campina Grande, Paraíba, 2014.
LIMA, V. B. de. et al. Discutindo sobre o uso da Robótica Educacional na Matemática com alunos em uma aula de pós-graduação. II Congresso Nacional de Educação. II CONEDU, Campina Grande, Paraíba, 2015.
LINS, A. F., PEREIRA, P. S., CARVALHO, M. Collaborative research work project with teachers who teach Mathematics at school level in the north east and center east Brazilian public schools. 13th International Congress on Mathematical Education. ICME13, Hamburg, 2016.
MALTEMPI, M. V. Educação matemática e tecnologias digitais: reflexões sobre prática e formação docente. Acta Scientiae (ULBRA), v. 10, n. 1, p. 59-67, 2008.
OLIVEIRA, E. S. de. Robótica educacional e raciocínio proporcional: uma discussão à luz da teoria da relação com o saber. Mestrado em Educação Matemática. Universidade Estadual da Paraíba, 2015.
PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artmed, 2008.
PEREIRA, P. S., LINS, A. F., CARVALHO, M. Aspectos metodológicos de um projeto colaborativo de pesquisa com professores que ensinam Matemática na educação básica em escolas nas regiões brasileiras do nordeste e centro oeste, VIII Congresso Ibero- americano de Educação Matemática. VIII CIBEM, Madri, 2017.
PINTO, N. B. O erro como estratégia didática: estudo do erro no ensino da Matemática Elementar. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000.
RICO, L. Errores en el aprendizaje de las matemáticas. In: KILPATRICK, J.; GÓMEZ, P.; RICO, L. (Eds.). Educación Matemática. Bogotá: Grupo Editorial Iberoamérica, 1998. Cap. III, p. 69-104.