Possibilidades de Desenvolvimento de Heurísticas de Resolução de Problemas por meio de ações concretas em sala de aula

Authors

Keywords:

Problem-solving strategies, Mathematics teacher education, Professional practice, Active and reflective thinking

Abstract

Trata-se de uma pesquisa que teve como objetivo elucidar quais iniciativas perpetradas por um discente podem efetuar nele uma indução de heurísticas de resolução de problemas. Como metodologia, levando em consideração uma abordagem qualitativa, foi feito um levantamento dos principais referenciais teóricos que advogam por práticas eficazes direcionadas ao desenvolvimento de habilidades para resolver problemas; E, com base nesse referencial, foram meticulosamente eleitas algumas proposições de ações a serem implementadas em sala de aula. A partir destas ações, concebeu-se e operacionalizou-se um projeto de cunho pedagógico em uma turma de licenciatura em Matemática durante uma Prática Profissional - Prática como Componente Curricular. Ao longo dessa consecução, ancorada pelo arcabouço teórico, constatou-se que transformações efetivas correlatas ao desenvolvimento da aptidão de um indivíduo para resolver problemas, em linhas gerais, não sucedem em um horizonte temporal exíguo. Todavia, as ações aventadas e concretizadas mostraram-se hábeis em instigar alterações de postura no discente, conduzindo-o à imersão na problemática por intermédio de cogitações ativas e reflexivas, com uma qualidade apta a instigar, nesse aprendiz, heurísticas de resolução de problemas.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

References

ABBAGNANO, N. DICIONÁRIO DE FILOSOFIA. Tradução: A Bossi; Tradução: I C Benedetti. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que através da Resolução de Problemas. Em: ONUCHIC, L. R. et al. (Eds.). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Teoria e Prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. p. 35–52.

CAI, J. What Research Says About Teaching Mathematics Through Problem Posing. Éducation et didactique, n. 16, p. 31–50, 7 dez. 2022.

ENGEL, A. Problem-Solving Strategies. Riverdale: Springer, 1998.

FERREIRA, N. C. Resolução de problemas e a rigidez formativa de pensamento. Anais do(a) Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Em: ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. On-line: Even3, 2022. Disponível em: <https://www.even3.com.br/anais/xivenem2022/484558-RESOLUCAO-DE-PROBLEMAS-E-A-RIGIDEZ-FORMATIVA-DE-PENSAMENTO>. Acesso em: 19 fev. 2023

GUSMÃO, G. DE A. P. et al. (EDS.). revista DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA: olimpíada de matemática do estado de Goiás. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2002.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. S.; FRANCO, F. M. M. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

KILPATRICK, J. Reformulating: Approaching Mathematical Problem Solving as Inquiry. Em: FELMER, P.; PEHKONEN, E.; KILPATRICK, J. (Eds.). Posing and Solving Mathematical Problems. Cham: Springer International Publishing, 2016. p. 69–81.

LAM, T. T. et al. Making Mathematics Practical: An Approach to Problem Solving. Singapore: World Scientific, 2011.

LARSON, L. C. Problem-Solving Through Problems. Riverdale: Springer, 1983.

LÓPEZ, Á. G. O cérebro queima em um dia as mesmas calorias que correr meia hora. Então, pensar muito emagrece? EL PAÍS, 27 nov. 2018.

MASON, J.; BURTON, L.; STACEY, K. Thinking Mathematically. 2. ed. Harlow: Pearson Prentice Hall, 2010.

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisas em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. BOLEMA - Boletim de Educação Matemática, v. 25, n. 41, p. 73–98, 2011.

POLYA, G. A arte de Resolver Problemas. Tradução: H L Araújo. Rio de Janeiro-RJ: Editora Interciência, 2006.

POSAMENTIER, A. S.; KRULIK, S. Problem-Solving Strategies in Mathematics: From common Approaches to Exemplary Strategies. Philadelphia: World Scientific, 2015. v. 01

SANTOS, E. V.; ANDRADE, S. Resolução, Exploração e Proposição de Problemas nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições para o ensino e aprendizagem da combinatória. Revista de Educação Matemática, v. 17, p. e020030, 1 jan. 2020.

SCHOENFELD. MATHEMATICAL PROBLEM SOLVING. LONDON: ACADEMIC PRESS INC. LTD., 1985.

SCHROEDER, T. L.; LESTER JR., F. K. Developing Understanding in Mathematics via Problem Solving. Em: TRAFTON, P. R.; SHULTE, A. P. (Eds.). New Directions for Elementary School Mathematics. year book. Reston-VA: NCTM-National Council of Teachers of Mathematics, 1989.

TEIXEIRA, C. DE J.; MOREIRA, G. E. Ensino-Aprendizagem da Matemática por meio da Proposição de Problemas: uma proposta metodológica. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, 2022.

Published

2024-04-15

How to Cite

FERREIRA, N. C. Possibilidades de Desenvolvimento de Heurísticas de Resolução de Problemas por meio de ações concretas em sala de aula. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/43184. Acesso em: 21 nov. 2024.