Operações de conjuntos na 1ª série do Ensino Médio Profissionalizante através da Resolução de Problemas

Autores

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Pensamento Matemático, Teoria dos Conjuntos, Ensino Médio Profissionalizante

Resumo

A presente pesquisa apresenta uma prática de sala de aula desenvolvida com estudantes da primeira série do Ensino Médio Profissionalizante e tem por objetivo analisar de que modo a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas pode contribuir para a compreensão de conceitos e conteúdos da Teoria dos Conjuntos e no desenvolvimento do pensamento matemático do estudante. Trata-se de uma pesquisa de natureza empírica, de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados por observação participante e análise documental, registrados em gravações, filmagens e diário de campo. Os protocolos analisados evidenciaram que essa metodologia favoreceu tanto a construção quanto a compreensão do conhecimento matemático relacionado à Teoria dos Conjuntos, bem como o desenvolvimento do pensamento matemático ao longo da resolução e durante os momentos de plenária. Cabe destacar, ainda, que o processo avaliativo possibilitou ao professor identificar e orientar dúvidas e dificuldades dos estudantes, promovendo a aprendizagem matemática.

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

SILVA, M. B. da. Operações de conjuntos na 1ª série do Ensino Médio Profissionalizante através da Resolução de Problemas. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49372. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

III Simpósio de Resolução de Problemas na Educação Matemática