Operações de conjuntos na 1ª série do Ensino Médio Profissionalizante através da Resolução de Problemas
Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Pensamento Matemático, Teoria dos Conjuntos, Ensino Médio ProfissionalizanteResumo
A presente pesquisa apresenta uma prática de sala de aula desenvolvida com estudantes da primeira série do Ensino Médio Profissionalizante e tem por objetivo analisar de que modo a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas pode contribuir para a compreensão de conceitos e conteúdos da Teoria dos Conjuntos e no desenvolvimento do pensamento matemático do estudante. Trata-se de uma pesquisa de natureza empírica, de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados por observação participante e análise documental, registrados em gravações, filmagens e diário de campo. Os protocolos analisados evidenciaram que essa metodologia favoreceu tanto a construção quanto a compreensão do conhecimento matemático relacionado à Teoria dos Conjuntos, bem como o desenvolvimento do pensamento matemático ao longo da resolução e durante os momentos de plenária. Cabe destacar, ainda, que o processo avaliativo possibilitou ao professor identificar e orientar dúvidas e dificuldades dos estudantes, promovendo a aprendizagem matemática.
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