Princípios da Contagem na perspectiva da Resolução de Problemas com futuros professores de Matemática

Autores

  • Tallys Yuri de Almeida Kanno Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina - PR. Brasil. https://orcid.org/0009-0003-3851-1025
  • Edilaine Regina dos Santos Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina - PR. Brasil.
  • Bruno Rodrigo Teixeira Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Educação Matemática, Resolução de Problemas, Formação Inicial de Professores de Matemática, Princípio Aditivo da Contagem, Princípio Multiplicativo da Contagem

Resumo

No presente artigo tem-se por objetivo apresentar o relato de uma experiência envolvendo os Princípios Aditivo e Multiplicativo da Contagem, na perspectiva da Resolução de Problemas, com licenciandos em Matemática. A Resolução de Problemas, na perspectiva em que os problemas são considerados como pontos de partida para o ensino e a aprendizagem de Matemática, foi adotada em uma ação formativa, desenvolvida pelo primeiro autor, sob a orientação da segunda autora e supervisão de terceiro autor, para a abordagem dos referidos conteúdos em uma disciplina de Prática e Metodologia de Ensino de Matemática: Estágio Supervisionado de um curso de Licenciatura em Matemática, de uma universidade pública estadual paranaense. Os futuros professores puderam vivenciar uma abordagem do conteúdo matemático que vai ao encontro tanto de recomendações de documentos curriculares oficiais relativas ao trabalho com esse conteúdo que se espera que desenvolvam com seus alunos, quanto de diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores no aspecto metodológico de seu futuro trabalho em sala de aula.

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Biografia do Autor

Tallys Yuri de Almeida Kanno, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina - PR. Brasil.

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) pela Universidade Estudal de Londrina (UEL). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM), da Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

Edilaine Regina dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina - PR. Brasil.

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Área de atuação: Educação Matemática.

Bruno Rodrigo Teixeira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina. Área de atuação: Educação Matemática.

Referências

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

KANNO, T. Y. de A.; SANTOS, E. R. dos .; TEIXEIRA, B. R. Princípios da Contagem na perspectiva da Resolução de Problemas com futuros professores de Matemática . Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49358. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

III Simpósio de Resolução de Problemas na Educação Matemática