Modelagem Matemática e Novo Ensino Médio: entrelace de diferentes papéis em uma mesma pesquisa

Autores

Palavras-chave:

Itinerários formativos, Plataformização, Ação supervisora, Supervisor de Ensino, Educação Matemática

Resumo

Meu objetivo com este relato de experiência é apresentar minhas percepções em relação as possibilidades de implementação da Modelagem Matemática em aulas dos itinerários formativos da área de exatas no contexto do Novo Ensino Médio no estado de São Paulo, tendo como viés a execução simultânea de três papéis, a saber, do professor de Matemática, pesquisador em Educação Matemática e do Supervisor de Ensino. Para isso faço algumas considerações quanto às temáticas envolvidas partindo da minha vivência e de como se deram as convergências durante meu percurso profissional e acadêmico. Ao final, apresento documentos enviados a agência de fomento de pesquisa, nos quais constam o que era esperado da minha participação no projeto e o que acabou sendo realizado e nesse movimento apresento algumas denúncias e anúncios que se deram no desempenho dos três papéis. Entendo que essa reflexão se faz necessária para colaborar na pesquisa em Modelagem Matemática, questionar a forma como as políticas públicas adentram as escolas e como a pesquisa e a ação supervisora podem colaborar para que essas políticas possam ser repensadas e propostas de acordo com a realidade das escolas públicas.

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Referências

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Publicado

2025-02-27

Como Citar

FORNER, R. Modelagem Matemática e Novo Ensino Médio: entrelace de diferentes papéis em uma mesma pesquisa. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/47025. Acesso em: 9 mar. 2025.

Edição

Seção

Relatos de Experiência