Explorando Situações Problemas no estudo do Sistema de Numeração Decimal com professores que ensinam matemática

Autores

  • Tatiani Garcia Neves Secretaria Municipal de Educação (SEMED)
  • Cintia Melo dos Santos Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Palavras-chave:

Sistema de Numeração Decimal, Teoria das Situações Didáticas, Recursos Didáticos, Formação Continuada.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise de uma formação continuada, que buscou estudar, planejar e executar diferentes situações de ensino em torno dos conteúdos matemáticos do Sistema de Numeração Decimal (SND) em sala de aula para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico que subsidiou o desenvolvimento dos encontros da formação foi a Teoria das Situações Didáticas (TSD), a qual contribuiu para mediar a interação entre formadores e professores, considerando conceitos como o contrato didático. A formação foi desenvolvida em 8 (oito) encontros, sendo gravados em áudio e vídeo. Neste artigo, apresentamos o desenvolvimento de duas situações-problemas desenvolvidas em um encontro, o jogo “nunca 5” e a senha do cofre do “tio Patinhas”. As discussões realizadas com o grupo de professores mostraram a insegurança frente ao trabalho com o SND mediado pelo uso de recursos didáticos em diferentes bases numéricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BITTAR, M.; FREITAS, J.L.M. Conteúdos e Metodologia para os ciclos iniciais do ensino fundamental. Campo Grande- MS. Editora UFMS, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do Sistema de Numeração Decimal. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014a.

GITIRANA, V. et al. Jogos com Sucata na Educação Matemática. Projeto Rede. Recife: NEMAT, 2013.

MONGELLI, M. C. J. G.; COSTA, H. L. Q. G. Instrumentação para a Pesquisa e Prática de Ensino de Matemática I. Sistema de Numeração e Operação Frações.Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), 2000.

SMOLE, K.C.S. Jogos Matemáticos do 1º ao 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

NEVES, T. G.; SANTOS, C. M. dos . Explorando Situações Problemas no estudo do Sistema de Numeração Decimal com professores que ensinam matemática. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45659. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Didática da Matemática Francesa